Comer queijo pode causar dor de estômago, má digestão, gases ou, em alguns casos, inchaço. Queijo contém lactose, um açúcar natural encontrado em produtos lácteos, que pode ser difícil de digerir para algumas pessoas, o que pode causar inchaço. Inchaço também pode ocorrer depois de comer queijo se você tiver síndrome do intestino irritável. Enquanto inchaço não é um sintoma, comer queijo também pode afetar aqueles com alergia ao leite.
Intolerância à lactose
A intolerância à lactose resulta quando o corpo produz lactase insuficiente, uma enzima, para digerir a lactose, ou quando o corpo tem um problema absorvendo a lactose. Em ambos os casos, isso leva à lactose não digerida, que pode causar dores, diarréia, gases e inchaço. Um exame físico por um médico, para testar o inchaço abdominal, bem como sensibilidade e dor, é necessário para diagnosticar a intolerância à lactose. Se você é intolerante à lactose, considere a ingestão de substitutos de queijo não lácteos ou comer apenas queijos duros, como parmesão, cheddar ou suíço, pois eles contêm pouca lactose.
Síndrome do Cólon Irritável
Síndrome do intestino irritável leva a constipação, diarréia, gases, dor e cansaço e inchaço. Alimentos ricos em gordura, como queijo, podem exacerbar os sintomas da SII. Embora a SII possa resultar de uma doença, também é frequentemente uma condição crónica, por isso é importante evitar regularmente os queijos com elevado teor de gordura para evitar os sintomas. Se você precisar incluir queijo em sua dieta, procure alternativas com baixo teor de gordura, de preferência aquelas fermentadas ou cultivadas, como queijos de iogurte ou queijo cottage. Queijos cultivados irritam menos o seu intestino e menor teor de gordura é menos propensos a desencadear sintomas IBS como inchaço.
alergia ao leite
alergias ao leite, particularmente ao leite de vaca, é mais comum em lactentes e crianças pequenas, embora também pode afetar adultos. Os sintomas de uma alergia podem ser leves a graves, manifestando-se como urticária ou, em casos extremos, choque anafilático. Um exame de sangue é necessário para diagnosticar a doença, e enquanto a maioria das crianças supera uma alergia ao leite, em alguns casos persiste até a idade adulta. Ao contrário da intolerância à lactose, a alergia ao leite é causada pela reação exagerada do sistema imunológico ao leite, e não pela incapacidade de digerir um açúcar natural. Inchaço não é tipicamente um sintoma de uma alergia ao leite. Se você acredita que tem alergia ao leite, faça um teste de alergia e evite queijo e outros produtos lácteos até que o diagnóstico seja confirmado.
Outras causas potenciais
Embora o queijo possa ser difícil de digerir para muitas pessoas, procure para outras causas de inchaço na sua dieta que não apenas queijo. Em alguns casos, outras intolerâncias alimentares ou gatilhos IBS podem causar inchaço também, então o queijo pode não ser o principal culpado. Para ter certeza, elimine o queijo da sua dieta regular para ver se a situação melhora. Se isso não acontecer, verifique se você não tem outras intolerâncias alimentares e se sua dieta é rica em fibras alimentares. Uma dieta rica em fibras dietéticas pode reduzir os sintomas da SII e retardar a passagem de alimentos pelo seu sistema digestivo, dando ao seu corpo mais tempo para quebrar os alimentos para uma melhor absorção.