casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que causa inchaço e arroto?

A distensão abdominal ocasional, ou inchaço, faz parte da digestão normal, assim como a liberação de ar no esôfago ou arrotos. Comer muito rápido, beber bebidas carbonatadas, fumar e goma de mascar podem contribuir para o ar engolido e aumentar a arrotos. O inchaço e arrotos excessivos geralmente são sintomas de má digestão, falta de enzimas ou um sinal de alerta precoce de doença digestiva ou infecção. Os sintomas de náusea, vômitos, perda de peso, dor abdominal ou retal, sangramento ou febre devem ser avaliados por um profissional de saúde.

Intolerância à Lactose

A lactose é um açúcar que ocorre naturalmente no leite de vaca e produtos lácteos. A lactase, a enzima responsável pela digestão do açúcar do leite, é deficiente em muitas pessoas. Os descendentes de africanos ou asiáticos podem não ter essa enzima; outros podem se tornar deficientes com a idade. A ingestão de leite por pessoas intolerantes à lactose resulta em sintomas de angústia gástrica. Muitos que são intolerantes à lactose não experimentam sintomas desagradáveis ​​de consumir produtos lácteos fermentados, como iogurte e kefir. Esses produtos podem melhorar a digestão devido à ação de probióticos ou bactérias amigáveis. Os produtos de soja não contêm lactose. A lactase está disponível em comprimidos ou em forma líquida sem receita médica e pode ser adicionada ao leite. Fórmula de bebê está disponível em variedades sem lactose.

Deficiência de enzima

Pelo menos duas dúzias de enzimas digestivas são necessárias para quebrar as partículas de alimentos para armazenamento no fígado e músculos. O corpo produz menos enzimas à medida que envelhece e suas reservas podem ser esgotadas por uma dieta de alimentos altamente processados. As enzimas digestivas são divididas em três categorias principais: amilase, protease e lipase. A amilase decompõe os carboidratos. A protease é necessária para digerir proteínas e a lipase atua sobre as gorduras. Segundo a nutricionista Phyllis Balch, autora de "Prescription for Nutritional Healing", comer carboidratos, proteínas e gorduras na mesma refeição tem maior probabilidade de resultar na produção de gases porque algumas enzimas digestivas inibem as ações de outras. Beba líquidos entre as refeições para evitar a diluição de enzimas valiosas. Os brotos são uma rica fonte de enzimas, que são ricos em alimentos vegetais frescos e são destruídos pela cocção. Suplementos enzimáticos digestivos estão disponíveis em lojas de alimentos saudáveis.

Doenças

Inchaço e arrotos podem sinalizar o aparecimento de doenças gastrointestinais que interferem com a estrutura e função do trato digestivo. As úlceras pépticas são causadas por Helicobacter pylori, também chamada H. pylori, bactéria no estômago. O tratamento com medicação é altamente eficaz. A diverticulose é a formação de bolsas no revestimento do intestino e está associada à constipação crônica. A doença inflamatória intestinal é um grupo de condições que causam vermelhidão e inchaço no trato digestivo. Bloqueios, constipação ou diarréia podem resultar.

O inchaço e arrotos também podem ser um sintoma da doença celíaca. O Instituto Nacional de Diabetes, Doenças Digestivas e Renais define a doença celíaca como uma resposta imune anormal ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada ou centeio. Cílios, projeções semelhantes a dedos que revestem o intestino delgado, são destruídos quando o glúten é ingerido. Uma dieta rigorosa sem glúten é o único tratamento para a doença celíaca. A condição é geneticamente ligada e é mais comum em pessoas de descendência do norte da Europa.