O leite de amêndoa é uma alternativa diferente do leite escolhido por aqueles que sofrem de intolerância à lactose ou uma alergia a laticínios, veganos ou pessoas que simplesmente preferem o sabor ou benefícios para a saúde. Leite de amêndoa é considerado seguro para a maioria das pessoas, mas pessoas sensíveis podem achar que desencadeia alergias ou intolerância. Dores de cabeça podem ser um sintoma de tal reação.
De acordo com a Aarkstore Enterprise, fornecedora de informações comerciais e financeiras, o consumo americano de bebidas não lácteas aumentou substancialmente de 2006 a 2011, com o leite de amêndoa experimentando o maior ganho. Os fabricantes de leite de amêndoa oferecem seu produto como uma alternativa saudável ao leite de vaca ou de soja. É frequentemente recomendado para bebês que têm sensibilidades lácteas e pode ajudar a aliviar as reações ao leite de vaca relata um estudo na "Minerva Pediatrica" em 2005.
Alergia
Alergias a nozes e sementes geralmente resultam em uma vida severa - Ameaça de reação naqueles que são alérgicos, observa a organização da União Europeia Informall. No entanto, se você é levemente alérgico ou intolerante a amêndoas, você pode experimentar uma dor de cabeça ou até mesmo uma enxaqueca como resultado de consumi-los. Sua reação não se limita a amêndoas inteiras ou manteiga de amêndoa. Leite de amêndoa, que é feito pela moagem de amêndoas em água e, em seguida, esticar o líquido, também pode desencadear uma sensibilidade.
Sensibilidade química
Quase todas as amêndoas nos Estados Unidos estão sujeitas a pasteurização, na maioria das vezes com o uso de óxido de propileno, ou PPO, uma substância química que ajuda a matar bactérias. Mesmo amêndoas rotuladas como “cruas” podem ter sido submetidas a este processo. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA lista o PPO como um conhecido agente cancerígeno que pode causar problemas gastrointestinais, de desenvolvimento, imunológicos e respiratórios. As amêndoas usadas para o leite de amêndoa podem ter sido tratadas com este produto químico e, embora apenas quantidades mínimas possam penetrar no produto final, você pode experimentar sintomas como dores de cabeça, se você for particularmente sensível. A EPA observa que geralmente toma doses agudas para provocar uma reação grave.
Estratégias
Se você tem certeza de que suas dores de cabeça estão ligadas ao leite de amêndoa, evite o produto. Você provavelmente deve evitar outros produtos que contenham amêndoas também. Se o uso de leite desnatado for importante para você, considere leite de soja, coco ou arroz como uma alternativa. Se você omitir o leite de amêndoa de sua dieta e suas dores de cabeça persistirem, você pode procurar outros alérgenos comuns, como o trigo, ou causas comuns de intolerância, como glúten ou soja, como fonte de desconforto.