casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Leite &Flatulência

O leite é uma causa comum de flatulência, uma condição associada a liberações de gás por vezes audíveis e odoríferas do corpo. Algumas pessoas que experimentam flatulência depois de beber leite podem tentar evitar essa bebida, mas eliminar completamente o leite da sua dieta geralmente não é necessário. Certos indivíduos podem tolerar 8 oz. de leite sem nenhum problema.

Os fatos

flatulência induzida pelo leite ocorre em indivíduos que não têm lactase, uma enzima necessária para a digestão da lactose no leite. De acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos, muitos afro-americanos e asiáticos são deficientes em lactase, e uma pequena porcentagem de caucasianos não tem essa enzima. A quantidade de lactase no organismo diminui com a idade.

A flatulência pode ser uma experiência angustiante, especialmente se os sintomas incluem dor e inchaço abdominal. De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, a distensão do abdômen causada pelo inchaço pode ser um sintoma de câncer de cólon ou doença de Crohn. A dor na região abdominal é às vezes um sinal de doença cardíaca. Uma causa muito menos preocupante é o consumo de leite. Embora o inchaço intenso e a dor devam ser trazidos à atenção de um médico, é importante que você saiba que a flatulência induzida pelo leite é comum.

O leite contém açúcar natural reconhecido como lactose. Algumas pessoas são intolerantes à lactose. De acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos, a intolerância à lactose causa flatulência, cujos sintomas incluem arrotos e passagem de gás do ânus. O gás que é expelido do corpo muitas vezes cheira a enxofre, mas esse tipo de gás às vezes não tem cheiro algum.

Considerações

Embora o leite possa ser suspeito em um caso de flatulência, outros alimentos causam flatulência também. Antes de colocar a culpa no leite, considere os alimentos gasosos como feijão, brócolis, repolho, couve de Bruxelas, cebola, alcachofra, espargos, peras, maçãs, pêssegos, trigo integral, farelo e bebidas de frutas como causa da flatulência. Alguns destes alimentos podem criar mais gás do que outros.

Prevenção /Solução

Tome nota de quando você bebe leite e quando você tem gás. Anote quantas vezes por dia você arrota ou expele gás do ânus. Tenha em mente, 14 a 23 ocorrências de gás que passam por um dia é comum e não uma indicação de um problema de saúde. Se você acha que o leite é a causa, beber menos leite pode ajudar. Consumir leite com comida também pode ajudar. Over-the-counter lactase, uma enzima, é outra opção. Outra solução é beber leite produzido para pessoas que são intolerantes à lactose. Para ter certeza de que sua flatulência não é o sintoma de uma condição médica, seja examinado por um médico, sugere o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais.

, , ] ]