Antecedentes
O leite de vaca é feito de duas proteínas principais: coalho e soro de leite. A proteína do soro de leite representa cerca de 20% do leite de vaca e a coalhada é os 80% restantes. Uma pessoa com alergia a laticínios é alérgica a uma ou ambas as proteínas do leite, de acordo com a KidsHealth.org. O sistema imunológico reage excessivamente a essas proteínas e tenta combatê-las, criando anticorpos IgE específicos que causam aumento dos níveis de histamina no organismo. A histamina leva à inflamação dos tecidos moles do corpo, incluindo os intestinos, seios e pulmões.
Náusea
A náusea é o resultado de inflamação no trato gastrointestinal. Náusea é acompanhada por inchaço, dor abdominal, gases, diarréia e vômitos, de acordo com MayoClinic.com. Náusea faz um paciente sentir-se enjoado, levando à perda de apetite e aversões alimentares.
Outros sintomas
De acordo com o site Kids Health, outros sintomas comuns de uma alergia ao leite incluem reações de pele e complicações do trato respiratório. As reações cutâneas incluem erupções esburacadas que são vermelhas e inflamadas, como urticária ou eczema. As reações da pele podem levar a complicações se a erupção se desenvolver na boca, garganta ou ouvido interno. Os sintomas do trato respiratório incluem olhos irritados, espirros, congestão nasal, coriza, gotejamento pós-nasal, sinusite e asma.
A maioria dos problemas digestivos causados por uma alergia ao leite não podem ser tratados com medicação. Uma vez que as proteínas do leite são expelidas do corpo, os sintomas digestivos, como a náusea, desaparecem. Outros sintomas menores podem ser tratados com anti-histamínicos vendidos sem receita. Uma reação alérgica grave pode exigir intervenção médica imediata com uma injeção de epinefrina.
Considerações
A náusea é também um sintoma comum de intolerância à lactose. A lactose é um açúcar encontrado no leite de vaca. Os sintomas de intolerância à lactose também incluem inchaço, cólicas e diarréia.