Proteases são enzimas que ajudam a digerir proteínas. Todos os organismos vivos dependem deles para manter processos celulares normais. As proteases do seu corpo são usadas pelas células e pelo trato digestivo para funcionar adequadamente. Porque seu corpo produz sua própria protease, tomar suplementos de protease não vai beneficiá-lo de forma alguma.
Enzimas de Protease
O corpo humano, como qualquer outro organismo vivo, precisa de enzimas para ajudá-lo a se envolver em reações químicas. em tempo hábil. Muitas reações ocorrem muito lentamente para sustentar a vida; enzimas ajudam a acelerar reações químicas. Uma enzima particular pode participar em apenas um tipo de reação química, explicam os Drs. Reginald Garrett e Charles Grisham em seu livro "Bioquímica". Por exemplo, as enzimas protease ajudam a digerir as proteínas, mas não podem participar de nenhum outro tipo de reação química.
Suplementos enzimáticos
É um equívoco comum que muitas doenças e distúrbios resultam de deficiências enzimáticas, e podem ser prevenido ou tratado com suplementos enzimáticos. Na realidade, o corpo humano produz as enzimas necessárias para regular a função e as verdadeiras deficiências são bastante raras. A exceção a essa regra geral é o caso da deficiência de lactase, que resulta em intolerância à lactose e é relativamente comum. De um modo geral, no entanto, os suplementos de enzima não são necessários nem úteis no tratamento e prevenção de doenças. Uma das razões pelas quais a maioria dos suplementos de protease não ajuda é que não há nenhum mecanismo conhecido pelo qual o humano o corpo pode pegar enzimas do trato digestivo nas células. Não há pesquisas científicas que indiquem que enzimas tomadas por via oral tenham algum efeito fora do trato digestivo. Além disso, as enzimas são proteínas e, como todas as proteínas da dieta, são rapidamente destruídas e degradadas pelo ácido do estômago, explicam os Drs. Mary Campbell e Shawn Farrell em seu livro "Bioquímica".
Bromelaína
Uma possível exceção à regra geral de que os suplementos de protease não têm efeito no corpo é a enzima bromelaína, ou abacaxi. Embora a pesquisa esteja longe de ser conclusiva neste ponto, há algumas indicações de que a bromelina tomada oralmente pode ter efeitos anti-inflamatórios no corpo, explica o Dr. H. Maurer em um artigo publicado em 2001 em "Cellular and Molecular Life Sciences". O mecanismo para isso ainda é desconhecido, no entanto, e Maurer observa que é provável que grande parte da atividade farmacológica notada da bromelina se deva às propriedades da molécula e não à sua atividade protease.