A intolerância à sacarose é o resultado da falta de enzimas e proteínas apropriadas para digerir a sacarose. Sacarose é o termo geral para o açúcar. Seu médico pode ser capaz de identificar açúcares específicos que você pode ou não tolerar, como frutose ou lactose. Estas condições são comumente confundidas com uma alergia alimentar, uma condição médica diferente que afeta o sistema imunológico. Se você tiver sintomas desagradáveis depois de comer certos alimentos, converse com seu médico.
Intolerância à Frutose
Quando você come, seu intestino delgado cria certas enzimas que degradam as proteínas e açúcares encontrados nos alimentos. Se você tem uma deficiência de enzima digestiva, seu corpo não cria enzimas suficientes para processar efetivamente os alimentos, levando a sintomas comuns de intolerância alimentar. Se você tem uma intolerância à sacarose, seu corpo não tem as enzimas digestivas adequadas e proteínas para digerir corretamente certos açúcares.
Sintomas
Os sintomas da intolerância à sacarose afetam o trato digestivo. A maioria dos sintomas irá se desenvolver entre 20 e 30 minutos depois de comer ou beber o produto alimentar que contém sacarose. Sintomas comuns incluem inchaço, gases, diarréia, vômitos, náuseas, fezes flutuantes e fezes fétidas, de acordo com MayoClinic.com. Sintomas graves podem levar à perda excessiva de peso, desidratação e má absorção.
Não há cura para a intolerância à sacarose, mas ela pode ser tratada. O tratamento mais eficaz para uma intolerância alimentar é identificar os alimentos de que você é intolerante e evitá-los. Use alternativas no lugar da comida para a qual você tem intolerância. Por exemplo, seu médico pode recomendar o uso de adoçantes artificiais ou outras formas de açúcar que você possa tolerar. Seu médico pode prescrever um suplemento de enzima para ser tomado na primeira mordida do alimento com o qual você tem intolerância.
Considerações
Como as intolerâncias alimentares e alergias alimentares podem ter sintomas semelhantes, fale com o seu médico para um diagnóstico adequado. Uma alergia alimentar não está relacionada com enzimas digestivas e é um mau funcionamento do sistema imunológico, de acordo com MayoClinic.com. Seu sistema imunológico confunde as proteínas seguras em outros alimentos como prejudiciais e as ataca. Se você tem uma alergia alimentar, você experimentará outros sintomas além de questões gastrointestinais. Sintomas de alergia alimentar incluem erupções cutâneas, inchaço facial e asma.
Modificação da dieta
Seu médico pode recomendar uma dieta modificada para gerenciar seus sintomas. O American College of Gastroenterology recomenda a ingestão de uma dieta balanceada, repleta de frutas, verduras, grãos integrais e sementes. Beba pelo menos seis, 8 oz. copos de água diariamente.