casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Por que contrações musculares ocorrem?

As contrações musculares, também conhecidas como fasciculações, são normalmente inofensivas, comuns e de curta duração. O tempo é tipicamente a solução para contrações musculares menores - a maioria se resolve em poucos dias. Raramente, espasmos musculares são sintomáticos de um distúrbio médico e requerem atenção e intervenção médica. Fisiologia O sistema nervoso central (SNC) serve como centro de comunicação do corpo. Os neurônios motores do SNC formam unidades motoras, responsáveis ​​pelo movimento muscular único ou grupal. As unidades motoras ativam as fibras musculares que variam em tamanho (a unidade motora dos olhos é responsável por uma pequena quantidade de fibras, enquanto os músculos das pernas podem conter milhares de fibras). Unidades motoras sinalizam relaxamento muscular e contração. Contrações musculares ocorrem quando a unidade motora sinaliza ao músculo para fazer contrações repetitivas e incontroláveis.

Causas de contrações musculares inofensivas

Contrações musculares geralmente são pequenas e não interferem na vida diária. Espasmos inofensivos geralmente ocorrem nas pálpebras, panturrilhas, polegares e pernas. Consumo excessivo de cafeína, ansiedade e quantidades ineficientes de sono podem causar contrações musculares. Fadiga muscular ou lesão por causa do exercício pode contribuir para espasmos musculares. Diuréticos, suplementos de estrogênio e corticosteróides podem causar contrações musculares.

Contrações musculares e preocupações médicas

Se espasmos musculares não pararem depois de alguns dias e continuarem a reaparecer ao longo do tempo, eles podem ser indicativos de uma contração muscular. distúrbios do sistema nervoso, como a ELA ou a doença de Lou Gehrig. Espasmos musculares persistentes são às vezes sintomas de miopatias musculares, fibromialgia, distrofia muscular e danos nos nervos. Os médicos realizam exames e podem usar ressonâncias magnéticas, eletromiografias e exames de sangue para determinar se os espasmos estão relacionados a uma condição médica. Sintomas: Formigamento, dormência e espasmos musculares são sintomas comuns de espasmos musculares. Quando os sintomas ocorrem, o alongamento imediato ou o uso dos músculos (andar, levantar) podem ajudar a aliviar as contrações.

Prevenção e tratamento

Yoga, meditação e técnicas de respiração podem ajudar a prevenir e impedir espasmos musculares causados ​​por ansiedade. A redução da cafeína aliviará espasmos musculares associados à alta ingestão de cafeína. Converse com seu médico se contrações musculares são um efeito colateral da medicação para determinar se outras medicações ou modificações podem ser feitas para evitar contrações futuras. Contrações musculares associadas a uma condição médica podem diminuir com o tratamento da doença maior.