Nos Estados Unidos, os pacientes podem ser tratados por um médico de medicina osteopática (DO) ou por um médico (MD). Ambos os tipos de médicos são totalmente qualificados para tratar pacientes, mas eles abordam esse tratamento de maneiras muito diferentes, mas complementares.
História
Em 1874, Andrew Still, um médico, fundou a medicina osteopática. Ainda sentia que o foco da medicina tradicional na doença não conseguia avaliar a importância do bem-estar e a capacidade do próprio corpo de se curar. Ainda desenvolveu sua prática em Kansas e Missouri e, apesar das críticas iniciais de médicos no campo da medicina, começaram a espalhar notícias de suas técnicas de sucesso. No final do século XIX, ele estabeleceu a primeira instalação educacional para médicos de medicina osteopática.
Filosofia de tratamento
Embora os médicos oficialmente tenham sido na prática mais tempo que os médicos osteopatas, a medicina osteopática é inspirada por idéias de Hipócrates. Semelhante a Hipócrates, ainda acreditava que o próprio corpo era um curador capaz. Ele achava que muito do remédio usado durante seu tempo estava fazendo mais mal do que bem e que prevenir a doença era o tratamento mais eficaz. Em outras palavras, Ainda visualizamos a doença no contexto do corpo como um todo, enquanto os médicos tradicionais viam o corpo no contexto da doença.
Estudantes de medicina osteopática adquirem a mesma quantidade de conhecimento médico como estudantes em escolas médicas tradicionais, mas eles também recebem treinamento adicional além do curso médico. De acordo com a American Osteopathic Association, o centro da medicina osteopática é a função do sistema musculoesquelético. Os alunos aprendem técnicas manuais especiais, chamadas de tratamentos manipulativos osteopáticos (OMT), que foram originalmente desenvolvidos pela Still. As técnicas concentram-se no ajuste dos ossos e músculos em resposta à dor e doença. Além disso, a prevenção de doenças e uma abordagem holística dos cuidados - vendo o paciente como mais do que apenas um sistema de partes que podem se tornar doentes - é infundida em todos os aspectos da educação de um médico osteopata. Quando se graduam em medicina osteopática, os médicos osteopatas passam por treinamento avançado e procedimentos de licenciamento semelhantes aos médicos. Médicos osteopatas e médicos devem fazer uma residência de três a oito anos em sua especialidade escolhida. Os médicos osteopatas recebem seu licenciamento médico do National Board of Osteopathic Medical Examiners. Os médicos obtêm licenças do Conselho Nacional de Examinadores Médicos.
O número de médicos que praticam medicina osteopática continua a crescer. Segundo a Associação Americana de Faculdades de Medicina Osteopática, há mais de quatro mil novos médicos osteopatas a cada ano. Em junho de 2010, havia cerca de 55.000 praticantes nos Estados Unidos, em comparação com mais de 800.000 médicos. Uma grande porcentagem de médicos osteopatas pratica medicina familiar, obstetrícia e ginecologia.