A escalada pode ser um exercício estimulante e de corpo inteiro, especialmente se realizado em rochas naturais. No entanto, a escalada apresenta vários perigos, com a técnica adequada e o equipamento de segurança necessários para evitar possíveis lesões. Não é de surpreender que os alpinistas frequentemente se queixem de dor nos dedos devido ao intenso estresse colocado em suas mãos ao escalar uma parede de rocha. A maior parte da dor nos dedos de escalada provém da lesão das polias flexoras anulares dos dedos, mais notavelmente as polias dos dedos médio e anular. Pequenas faixas de tecido, as polias flexoras anelares mantêm os tendões dos dedos no lugar, permitindo que as articulações dos dedos se dobrem. Quando as polias ficam estressadas ou fatigadas, os tendões se afastam do osso, causando dor e impedindo o movimento adequado dos dedos.
Sintomas
Os médicos categorizam as lesões da polia como Grau I, Grau II ou Grau III. Uma lesão de Grau I é uma entorse da polia e dos ligamentos circunvizinhos, resultando em dor ao apertar a mão. Em uma lesão de grau II, a polia sofre uma ruptura parcial, provocando dor ao apertar e dificultando a extensão do dedo. As lesões Grau III mais graves apresentam uma ruptura completa da polia. Escaladores que experimentam uma lesão de polia Grau III podem ouvir um estalo ou “estalo” alto e notarem hematomas e inchaços junto com a dor habitual.
Para uma lesão Grau I, gravar os dedos pode ajudar apoiar os tendões ao escalar, enquanto executa exercícios de mão com TheraPutty pode fortalecer os dedos. Banhos de mãos de água fria seguida de água morna também podem ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo para a área lesada, assim como a massagem suave. Exercícios de mão e banhos contrastantes e massagem também tratarão uma lesão de Grau II, embora todas as subidas devam ser interrompidas até que a dor fique sob controle. Para uma lesão Grau III, pare imediatamente de escalar e ponha gelo no dedo lesionado por 15 minutos de cada vez pelos próximos dois dias. Mantenha a mão elevada para ajudar a reduzir o inchaço. Descanse a lesão o máximo possível nas primeiras semanas, realizando apenas exercícios leves e massagem suave. Recuperar-se de uma lesão de grau III requer paciência. Pare sempre qualquer reabilitação se sentir dor. Todo o processo de cicatrização pode levar entre oito e 12 semanas.
Considerações
Fraturas por estresse articular e lesões do ligamento colateral também podem causar dor nos dedos dos escaladores. Assim como as lesões da polia, as fraturas por tensão na articulação ocorrem devido a uma técnica ruim ou simplesmente subindo muito. A junta vai inchar e causar dor severa. Resto permanece a melhor cura para uma fratura por estresse. Pare todas as atividades de escalada por pelo menos um mês ou até que o inchaço e a dor diminuam.