A acupuntura tem sido usada há milhares de anos para tratar muitas doenças, condições crônicas e sintomas agudos. Pode ser particularmente benéfico para a dor, pois pode tratar local e sistemicamente. Ambas as condições agudas e crônicas foram mostrados para responder bem aos tratamentos de acupuntura, e pode até ajudar onde a medicina convencional foi ineficaz, de acordo com um artigo publicado em 1996 na "Acupuntura em Medicina". Certifique-se de discutir sua condição completamente com seu médico e acupunturista antes de iniciar os tratamentos de acupuntura. Dor de acordo com a página de informações da Medicina Tradicional Chinesa, a dor é considerada uma estagnação do qi, ou energia na medicina tradicional chinesa. Qi corre em canais por todo o corpo. Quando um canal de energia, ou meridiano, é bloqueado, a dor pode ser experimentada. Os hematomas ocorrem quando um desses meridianos é bloqueado perto da superfície da pele, enquanto a artrite decorre da estagnação do qi nas articulações. A acupuntura ajuda a quebrar os bloqueios e promover diretamente o fluxo suave de qi.
Causas da dor no pé
A frase "dor no pé" não é informação suficiente para qualquer tipo de praticante para iniciar o tratamento. O pé tem 38 ossos, uma miríade de tendões e ligamentos, e é responsável por grande parte de nossa capacidade de ficar em pé, andar e correr. Por causa de todas essas partes móveis, muitos tipos de lesões podem ocorrer e os sintomas de dor podem variar muito. O site Acupuntura Hoje lista a postura inadequada do pé, como a pronação, como um dos principais gatilhos da dor no pé. Calçados inadequados, edema, neuromas, uso excessivo, exercícios e problemas nos pés, como joanetes e martelo, também podem causar dor nos pés. Cada uma dessas causas pode ser acompanhada de dor em uma área específica ou de algum tipo de dor. Fascite plantar pode ter dor proveniente do calcanhar e irradiando para os dedos, enquanto um joanete pode causar dor e inchaço em uma área mais local.
Pesquisa Acupuntura
Vários estudos descobriram que a acupuntura é um método eficaz para aliviar diferentes tipos de dor no pé. Em 1996, um estudo foi publicado na "Acupuntura em Medicina", afirmando que os tratamentos de acupuntura na dor crônica do pé eram eficazes onde os tratamentos médicos ocidentais não eram. " realizou um estudo utilizando a eletroacupuntura na fascite plantar. A eletroacupuntura consiste em passar uma corrente elétrica através de agulhas inseridas na pele do paciente. De acordo com este estudo, 82% dos pacientes declararam 50% ou mais de melhora na redução da dor. Eles também encontraram uma correlação entre a duração da doença eo número de tratamentos necessários, o que implica que quanto mais crônica uma condição, mais tratamentos serão necessários.
Pontos de Acupuntura no Pé
Dor no Calcanhar ou Calor nas solas dos pés, de acordo com "Um Manual de Acupuntura", pode ser tratado com agulhamento do baço 4, localizado na parte interna do pé, na depressão na base do primeiro metatarsiano. O baço 5, localizado perto do osso medial ou osso do tornozelo, pode ser particularmente útil em casos de dor no tornozelo. Para dormência crônica ou dor, um acupunturista pode escolher um ponto na sola do pé, no rim 1. Existem pontos entre os dedos na parte superior do pé, bem como ao longo da borda externa do pé. Seu acupunturista vai decidir quais pontos são certos para você, com base na sua condição específica.
Acupuntura e Medicina Ocidental
Acupuntura e Medicina Ocidental: De acordo com a página de informações da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura ajuda a tratar a dor de várias maneiras. Do ponto de vista médico ocidental, os tratamentos de acupuntura ajudam a liberar endorfinas e encefalinas, substâncias necessárias para a mediação da dor. Também estimula certos neurotransmissores, que também são importantes na percepção da dor, assim como no hormônio adrenocoricotrófico, ou ACTH. ACTH um hormônio que desencadeia a liberação de cortisol das glândulas supra-renais. O cortisol é importante na resposta inflamatória do organismo e também está envolvido na liberação de noradrenalina e epinefrina. Epinefrina é adrenalina, um hormônio potente que pode ajudar a diminuir a percepção da dor.