A palavra “integrativa” na última década substituiu a palavra “alternativa” nos termos “medicina alternativa” ou “terapias alternativas”, e com boa razão. "Alternativa" costumava carregar um estigma de que métodos que não usavam medicina tradicional ou práticas médicas estavam, de alguma forma, enraizados no pensamento mágico de "woo-woo". Porém, cada vez mais, a homeopatia e a cura alternativa têm sido aceitas e estudadas amplamente no mundo da ciência tradicional, a tal ponto que algumas escolas de medicina acrescentaram a medicina integrativa como um campo de estudo. Abaixo estão alguns tratamentos integrativos para alívio da dor que eu sinto são dignos de menção para dor nas costas.
Quiropraxia
Do grego "kheiro", que significa "mão", o campo da quiropraxia traça suas origens para o século 19 e um praticante em Iowa chamado DD Palmer. Ele teve uma história de enfatizar a relação entre estrutura e função. Distinguiu-se da medicina ortodoxa, defendendo a restauração da saúde, em vez da abordagem da erradicação da doença, que havia sido o foco da medicina ortodoxa. Quiropraxia usa manipulação da coluna vertebral e ajustes em conjunto com a capacidade de cura natural do corpo para afetar a mudança.
Quiropraxia divergiu da medicina ortodoxa também em parte devido ao litígio com a Associação Médica Americana que durou mais de 50 anos. Essa história de litígios e algumas práticas “extremistas” dentro do campo mancharam sua reputação e obscureceram seus princípios subjacentes filosóficos e holísticos. A quiropraxia deve ser considerada separadamente desses fatores embotadores.
Proloterapia
“Prolo” é uma forma de proliferação, porque o tratamento prolifera (cresce) o novo tecido ligamentar em áreas onde ele se tornou fraco. A proloterapia envolve o uso de um agente injetável de dextrose (água açucarada) na coluna. Acredita-se que a dextrose desencadeie a resposta inflamatória natural do corpo que causa o endurecimento subsequente das estruturas de suporte, ajudando assim a curar as estruturas enfraquecidas.
Balneoterapia
Esta terapia derivada da palavra latina para “banho” envolve imersão do corpo em água suplementada com minerais como o enxofre. Tem sido demonstrado ser superior como um analgésico quando comparado com um banho regular de água da torneira.
Casca de salgueiro e creme de capsaicina
A casca do salgueiro branco (salix alba) tem alívio da dor propriedades semelhantes à aspirina. Tem um ingrediente que é convertido em ácido salicílico. Creme de capsaicina é derivado de pimenta. Quando aplicado topicamente, cria calor e alívio da dor. Ambos podem ser aplicados topicamente. Yoga tem sido considerado um tratamento eficaz para a dor nas costas. Eu ouvi colegas dizerem que pacientes com dores nas costas nunca praticam ioga e aqueles que praticam yoga nunca têm dores nas costas. Minha própria revisão da literatura é menos convincente, no entanto.
Um dos problemas em discutir os benefícios da ioga em relação a dor nas costas é que a ioga vem em muitas formas e níveis de dificuldade, portanto, "yoga" não é um único coisa. Dito isto, existem elementos de yoga - incluindo flexibilidade, fortalecimento do núcleo, técnicas de relaxamento, elevação do humor e autoeficácia - que, sem dúvida, contribuirão para melhorar a dor nas costas.
Terapias Práticas (Massagem)
A terapia “hands-on” é uma boa opção para a dor que surge do tecido mole ou do tecido conjuntivo. Esta é uma área difícil de navegar, porque há muitos especialistas (incluindo quiropráticos, osteopatas, massoterapeutas e fisioterapeutas) e muitas técnicas diferentes (como Rolfing e terapia de liberação ativa) que compõem este tipo de tratamento. Não existe uma maneira perfeita de determinar qual especialidade ou técnica é mais adequada para suas necessidades específicas. Uma vez que você selecionou uma especialidade, não há, da mesma forma, uma maneira perfeita de selecionar entre os provedores com uma recomendação seguida por tentativa e erro. O tecido muscular e o tecido conjuntivo - Terapia nos músculos e tecidos conjuntivos vem em muitas formas, incluindo Rolfing, integração estrutural, Hellerwork, terapia neuromuscular, liberação miofascial e técnicas de liberação ativa. Essas terapias são feitas por terapeutas treinados em cada técnica em particular. O treinamento varia em termos de rigor e consistência.
Como uma opção de tratamento da dor, esses tratamentos geralmente funcionam, particularmente se o músculo ou a fáscia é a principal causa da dor. Os músculos podem causar dor quando lesionados e também podem causar dor quando não são usados. Neste último caso, a dor pode surgir de uma rigidez subsequente, de uma alteração da função intimamente relacionada das articulações ou de uma mudança na postura ou na forma.
As variantes manuais ou outras da aplicação de pressão aos músculos têm demonstrou ter os seguintes efeitos benéficos:
• Alívio da dor • Reforço do sistema imunitário • Vasodilatação da activação de mastócitos (mais fornecimento de sangue) • Recrutamento de fornecimento de sangue para os músculos • Redução do espasmo muscular • Facilitação da cicatrização • Estimulação do metabolismo local • Aumento da drenagem linfática (diminuição do inchaço)
Além disso, a aplicação de pressão no tecido conjuntivo pode alterar o ambiente elétrico local dos espaços intracelulares e extracelulares que, por sua vez, servem para alinhar as fibrilas de colágeno e promovem o crescimento de capilares e a síntese de colágeno. Simplificando, este tipo de terapia torna o tecido mais forte e saudável e pode modificar o tecido cicatricial, bem como os tecidos estruturais. As fibras de colágeno se conectam umas às outras com ligações de hidrogênio, e quando a tensão é aplicada, as ligações se tornam mais alinhadas e mais fortes. Isso também fortalecerá o tecido conjuntivo. O exercício ajudará a terapia manual com esse fortalecimento.
Finalmente, o tecido conectivo que envolve e permeia os músculos pode ser aquecido por meio de um processo chamado tixotropia. Quando aquecido com terapia prática via massagem ou Rolfing, por exemplo, o tecido conjuntivo se torna mais como um líquido e menos como um gel. Isso permite uma reorientação do tecido conjuntivo, o que resulta em maior flexibilidade e força e menos dor.
Acupuntura
A acupuntura é freqüentemente solicitada pelos pacientes como um tratamento potencial "não invasivo" para dor nas costas. A medicina ocidental tenta fornecer uma base patológica para esse efeito, mas ainda precisa apresentar uma explicação completa e fundamentada para os efeitos positivos que a acupuntura geralmente proporciona. Desenvolvida na China, a acupuntura alivia um equilíbrio desarmonioso entre os extremos (yin e yang) da força vital (qi).
Nos últimos 20 anos, tenho visto algumas dores nas costas do paciente responderem favoravelmente a esse tratamento. Embora, admito, eu não tenha conseguido prever quem seriam esses pacientes. Mais importante ainda, as melhorias são quase sempre temporárias e, como o custo muitas vezes não é coberto pelo seguro, a carga extrajudicial às vezes é proibitiva. No entanto, a acupuntura é segura e uma opção viável para o paciente com paciência para tentar tratamentos alternativos que podem não ser permanentes e com os meios financeiros para pagar por eles. , , ] ]