Hoje, muitos pacientes com psoríase crônica e artrite psoriática têm um forte interesse em terapias alternativas. Cerca de um terço de todos os pacientes com psoríase usam a medicina complementar, além de terapias médicas tradicionais.
Essas práticas complementares incluem mudanças na dieta, como a mudança para uma dieta baseada em vegetais ou leite, a adição de suplementos dietéticos. e a adoção de técnicas de redução do estresse, como a meditação mindfulness, yoga, fisioterapia, tai chi e outras formas de exercício. A acupuntura e a aromaterapia também são importantes complementos às terapias tradicionais.
A maioria das terapias complementares e alternativas mencionadas são seguras. Alguns podem interagir com medicamentos prescritos. É importante conversar com seu médico antes de adicionar quaisquer tratamentos alternativos ao seu plano de tratamento para psoríase e artrite psoriática.
Acupuntura
Derivada da medicina chinesa antiga, a acupuntura envolve a inserção de agulhas finas ao longo dos meridianos-chave ( linhas de energia que conectam os órgãos do corpo). Uma grande revisão com base em pacientes publicada nos Archives of Internal Medicine de setembro de 2012 estabeleceu resultados positivos ao usar a acupuntura para tratar a dor crônica, como a relacionada à artrite psoriásica.
Visite um acupunturista licenciado para receber tratamento adequado. A Comissão Nacional de Certificação de Acupuntura e Medicina Oriental é uma organização reconhecida dentro do campo e pode ajudá-lo a encontrar um profissional licenciado em sua área.
Massagem
Como quase 30 por cento dos pacientes com psoríase também têm artrite concomitante , massagem pode aliviar dores nas articulações e músculos. Ao manipular o músculo e o tecido conjuntivo, a função e a amplitude de movimento são aprimoradas e restauradas. A massagem também melhora a circulação linfática e ajuda no relaxamento completo da mente e do corpo.
Certifique-se de informar seu médico que você tem psoríase antes de sua consulta. Existem muitos profissionais que estão familiarizados com a psoríase, e deixá-los saber que não é contagioso tranquiliza-los. Uma nota médica pode ser necessária.
Além disso, fornecer seu próprio óleo de massagem pode ajudar a evitar surtos ou agravamento da doença. Por exemplo, o óleo de coco pode ser anti-inflamatório para as placas psoriáticas. Finalmente, evitar lesões na pele é fundamental para evitar um surto de psoríase. Massagem sueca é conhecida por sua pressão leve, relaxante e pode ser o melhor tipo de massagem para pacientes com psoríase. Reiki Reiki é um antigo sistema de cura energética japonês que ajuda o corpo a reduzir a inflamação de dentro. "Rei" significa "vida universal" e "ki" significa "energia vital" em japonês. É uma técnica de relaxamento semelhante à meditação que pode abordar o estresse físico e mental para proporcionar a cura.
Os praticantes de Reiki usam o toque físico para aumentar o ki do corpo colocando suas mãos em posições de meridianos no corpo do paciente. Você também pode aprender a praticar Reiki em si mesmo. É particularmente útil para quem é muito ativo e após um exercício intenso. O Reiki pode ser uma experiência espiritual maravilhosa.
Exercício
A atividade física é importante para a saúde mental e física geral, especialmente se você tiver psoríase ou artrite psoriática. O exercício físico regular ajuda a manter um peso saudável e reduz o risco de doença cardíaca e diabetes tipo 2, ambos aumentados quando você tem psoríase.
Yoga e Tai Chi
Yoga, originalmente derivado da Índia, combina respiração controlada, alongamentos e meditação para reduzir os hormônios do estresse e aumentar as citocinas antiinflamatórias no corpo. Yoga aumenta a serotonina, o que melhora o humor e também pode ajudar a aprofundar e prolongar os estágios mais tranquilos do sono.
Para pacientes que sofrem de artrite psoriática, a ioga pode ajudar a diminuir a dor nas articulações e melhorar a amplitude de movimento. Os resultados podem ser vistos com apenas 15 a 20 minutos por dia e podem ser feitos em qualquer lugar.
Da mesma forma, o tai chi, uma antiga arte marcial chinesa, pode ser praticado para alcançar maior saúde e bem-estar. Acredita-se também que o tai chi aumenta a longevidade. A intensidade deste exercício é leve a média e é excelente para pacientes com doença cardíaca concomitante. Idealmente, é praticado uma ou duas vezes ao dia por aproximadamente 15 minutos. Como a ioga, isso pode ser feito em qualquer lugar.
Meditação
A meditação pode contribuir para a saúde e a cura da pele, reduzindo a resposta da mente ao estresse. Praticar a meditação da atenção plena tem demonstrado resultados excelentes no tratamento da psoríase e da artrite psoriática.
A atenção plena é a arte de prestar atenção a um modo ou propósito particular no momento presente e sem julgar. Esta prática pode ser tecida em outras terapias convencionais para uma abordagem mais abrangente para a cura.
Talvez o tratamento mais antigo para a psoríase tenha sido a exposição à luz solar. Curiosamente, tanto a lepra como a psoríase foram agrupadas em tempos pré-bíblicos. Notou-se que a lepra melhorou após a exposição à luz solar, uma vez que existem numerosos benefícios anti-inflamatórios para a exposição solar segura. Alguns desses pacientes realmente tinham psoríase.
Gastar de 15 a 20 minutos por dia ao sol pode ajudar tanto a mente quanto a pele em pacientes com psoríase. Tem havido estudos adicionais de que a terapia com luz solar ajuda a liberar endorfinas naturais e elevar os níveis de serotonina no cérebro do paciente após a exposição. É importante evitar queimaduras solares, pois isso pode desencadear um surto ou agravamento da psoríase. , , ] ]