A inflamação do revestimento do estômago é uma condição geralmente referida como gastrite. Pode ser leve ou grave e inclui sintomas como dor, náusea, diarréia, perda de apetite, azia e indigestão. Álcool, café, excesso de ácido no estômago induzido por estresse, tabagismo e uso prolongado de ibuprofeno ou naproxeno podem irritar o revestimento do estômago. Vários alimentos também são conhecidos irritantes do estômago.
Alimentos ricos em gordura
Alimentos ricos em gordura que contêm gorduras saturadas, hidrogenadas e parcialmente hidrogenadas permanecem em seu estômago e são difíceis de digerir. Um artigo publicado em "Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology" em 2001 observou que estudos realizados em camundongos sugerem que alimentos ricos em gordura aumentam a inflamação no revestimento do estômago. Evite alimentos ricos em gordura, como carnes gordurosas, alimentos processados, batatas fritas, anéis de cebola e donuts.
Junk Foods e alimentos processados
Junk foods e alimentos processados geralmente contêm produtos químicos, que podem servir como irritantes do estômago . Esses alimentos são difíceis de digerir e estimulam o estômago a produzir mais ácido à medida que se esforçam para digeri-los, de acordo com Sherry A. Rogers, autora de "No More Heartburn: Stop Pain em 30 dias - Naturalmente". Rogers diz que o estômago já suporta o ambiente mais ácido em seu corpo, e muito ácido irrita o revestimento do estômago, resultando em uma reação inflamatória e incendiária. Evite produtos como fast foods, alimentos embalados e alimentos feitos com farinha branca refinada.
Alimentos altamente salgados
Alimentos altamente salgados podem causar danos e irritação à mucosa gástrica - a camada de membrana mucosa do estômago - de acordo com o professor de Epidemiologia da Ohio State University, Randall E. Harris, MD, Ph.D., autor de "Epidemiology of Chronic Disease". Alimentos ricos em sal incluem carnes curadas, como bacon, muitos molhos e molhos de saladas, sopas instantâneas e alimentos enlatados e processados.
Alimentos ácidos e picantes
Porque eles podem contribuir para a irritação do revestimento do estômago e causar dor, alimentos picantes e alimentos ácidos, como tomates, devem ser evitados por pessoas que estão em risco de gastrite, particularmente gastrite biliar, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Rochester. A gastrite biliar é uma inflamação do estômago causada pela bile do fígado que vaza para o estômago. A eliminação de alimentos condimentados, como pimenta, pimenta caiena e certos curries, pode ajudar a trazer alívio para o estômago.
Bothersome Beverages
Leite animal, como vaca, cabra e ovelha, pode irritar o revestimento do estômago . Uma vez pensado para ajudar a prevenir condições como úlceras, o leite não é mais considerado uma boa escolha, de acordo com James A. Duke, autor de "The Green Pharmacy Guide to Healing Foods". Os produtos lácteos aumentam a produção de ácido no estômago que pode irritar as úlceras, que são feridas abertas no revestimento do estômago. Além disso, café, bebidas carbonatadas, álcool e certos sucos de frutas, como sucos cítricos, podem irritar o revestimento do estômago.