As úlceras são lesões abertas e erodidas que podem aparecer em regiões externas ou internas do corpo humano. Uma úlcera antral é um tipo de úlcera péptica que se desenvolve ao longo do revestimento da parte inferior do estômago. Aproximadamente 80.000 pessoas nos Estados Unidos são diagnosticadas com úlceras gástricas, como uma úlcera antral, a cada ano, de acordo com o Centro Médico Milton S. Hershey. As pessoas que desenvolvem sintomas de úlceras antrais devem ser prontamente avaliadas por um profissional médico.
O mais comum sintoma de uma úlcera antral é uma dor ardente ou gutural no estômago. Normalmente, as sensações de dor se localizam entre o umbigo e o esterno e podem piorar quando o estômago de uma pessoa está vazio. A gravidade da dor no estômago pode variar de leve a grave, e aproximadamente 30% das pessoas que têm úlceras de estômago acordam durante a noite devido a dores no estômago, informa o Centro Médico Milton S. Hershey. As pessoas podem sentir dores de estômago constantemente ou intermitentemente ao longo de várias semanas de meses. Esse sintoma de úlcera antral pode ser aliviado se uma pessoa consome um medicamento ou item alimentar que ajuda a diminuir o ácido estomacal, como um antiácido ou leite.
Náusea, vômito ou arroto © Uma pessoa com úlcera antral pode desenvolver sintomas estomacais, incluindo náuseas, vômitos ou arrotos, explica o Centro Médico da Universidade de Maryland. Estes sintomas de indisposição gástrica podem contribuir para uma diminuição do apetite em pessoas afetadas.
Fezes ou vômitos sangrentos
Se uma úlcera antral começar a sangrar, as pessoas poderão notar sangue nas fezes ou vômito. O sangue no trato digestivo pode fazer com que as fezes pareçam piche ou pretas, enquanto o vômito pode se assemelhar a borra de café, alerta o New York Langone Medical Center. Uma úlcera sangrante também pode contribuir para sensações de tontura ou fraqueza em certas pessoas.
Perda de peso ou fadiga
O corpo de uma pessoa pode ser incapaz de absorver os nutrientes necessários dos alimentos ingeridos devido à presença de uma úlcera antral. . Consequentemente, as pessoas podem experimentar sintomas de fadiga aumentada ou perda de peso, informa o UMMC. A perda de peso é tipicamente acompanhada por um apetite diminuído e pode exacerbar sentimentos de fraqueza ou cansaço.