Náuseas e dores de estômago são sinais de agitação no trato gastrointestinal. De acordo com os especialistas da Clínica Mayo, esses sintomas geralmente não são sinais de condições graves, mas existem algumas condições com risco de vida que podem causar náuseas e dores no estômago. Obstrução intestinal, úlceras, enterite, apendicite e pancreatite são condições que podem causar dor de estômago e náusea. Todas estas condições têm o potencial para complicações com risco de vida.
Pancreatite
A pancreatite é a inflamação do pâncreas. A pancreatite causa uma infinidade de sintomas, sendo os mais proeminentes dores de estômago e náuseas. Essa condição pode ser crônica ou aguda. A náusea é mais específica da pancreatite aguda. Tratar pancreatite geralmente é feito em um hospital.
Obstrução intestinal
Obstrução intestinal é causada pelo bloqueio do seu intestino grosso ou delgado, o que impede a passagem de alimentos. É mais frequente causar tumores, aderências e hérnias. Como resultado do bloqueio, pode ocorrer dor abdominal, náusea, inchaço abdominal e vômito.
Apendicite
A inflamação do apêndice é conhecida como apendicite. Essa condição pode causar dor severa na parte inferior direita do abdômen. A dor geralmente aparece em torno do umbigo e se move em direção à parte inferior direita do abdômen. Náuseas, vômitos, inchaço abdominal, perda de apetite e febre baixa também são sintomas comuns desta doença. A apendicite é tratada removendo cirurgicamente o apêndice.
Úlcera péptica As úlceras pépticas são feridas abertas no interior do trato digestivo superior. As úlceras pépticas podem se desenvolver no estômago e no intestino delgado superior, também conhecido como duodeno. Os sintomas mais comuns de úlceras pépticas são dores de estômago. A causa mais comum de úlceras é a bactéria Helicobacter pylori. Náuseas, vômitos no sangue, alterações no apetite e dor quando o estômago está vazio são todos os sintomas que podem atormentar as pessoas com úlceras pépticas. As úlceras podem ser tratadas com medicação ou cirurgicamente.
Enterite
A enterite é a inflamação do intestino delgado. Geralmente é causada pela ingestão de alimentos contaminados. Dor abdominal, náusea, febre, vômito e diarréia são sintomas comuns de enterite. Esta condição é geralmente tratada com medicação. A enterite pode ser causada por fungos, bactérias ou vírus. O tratamento geralmente é realizado de acordo com o agente causador.