casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Uma úlcera de estômago do estresse

O estresse pode contribuir para o desenvolvimento de muitas doenças e pode exacerbar os sintomas das condições existentes. Isso inclui úlceras estomacais ou pépticas. Embora o estresse sozinho não cause úlceras pépticas, aprender a lidar com o estresse pode ajudar a controlar os sintomas e reduzir o risco de complicações. O primeiro passo é entender o que é uma úlcera gástrica e o papel que o estresse desempenha nessa condição.

Uma úlcera péptica é diagnosticada quando o revestimento do estômago, intestino delgado ou esôfago desenvolve feridas, estados a Clínica Mayo. As úlceras pépticas são causadas pelas bactérias Helicobacter pylori ou H. pylori. Por razões não bem compreendidas, esta bactéria, que normalmente existe no revestimento do estômago, pode por vezes causar uma inflamação do estômago ou dos intestinos. Tomar anti-inflamatórios não esteroidais ou medicamentos para osteoporose, consumo excessivo de álcool e estresse podem piorar os sintomas desta condição.

Sintomas De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, os sintomas experimentados com uma úlcera estomacal varia de pessoa para pessoa. O mais comum é a dor abdominal que ocorre entre o esterno e o umbigo. Ele tende a piorar entre as refeições e a primeira coisa de manhã quando o estômago está vazio, embora alguns pacientes nunca tenham nenhum sintoma. A dor pode durar minutos ou horas. Fadiga, gases, náuseas, vômitos, perda de peso e perda de apetite são outros sinais de alerta.

Considerações

Em tempos de estresse, há muitas reações que ocorrem no corpo para prepará-lo para lutar ou fugir. O fluxo de sangue e oxigênio para os músculos e o cérebro é aumentado para melhorar o tempo de reação. O sistema imunológico é suprimido para conservar energia. Embora não exista uma relação exata entre o estresse e o desenvolvimento de úlceras estomacais, a resposta ao estresse também pode aumentar a produção de ácido no estômago, alerta a Merck. Esse aumento na produção de ácido pode piorar os sintomas, como dor abdominal. Além disso, sentir-se estressado pode levar à escolha de comportamentos não saudáveis, como beber, fumar e maus hábitos alimentares, os quais podem contribuir para úlceras no estômago.

Tratamento

Úlceras pépticas podem ser curadas, de acordo com o National Câmara de Informações sobre Doenças Digestivas. O tratamento deve ser uma abordagem multidisciplinar. Isso inclui a eliminação de medicamentos que possam estar causando as úlceras e substituí-los por outros medicamentos, tomando antibióticos de acordo com as ordens de um médico, tomando medicamentos para reduzir o ácido do estômago e, em casos raros, a cirurgia. Evitar alimentos condimentados e controlar o estresse também ajudará a controlar os sintomas.

Prevenção /Solução

Existem vários componentes de um programa bem-sucedido de gerenciamento do estresse. A Associação Americana de Psicologia sugere primeiramente tomar conhecimento das situações que causam estresse e examinar suas reações a essas situações. Evitar eventos estressantes ou encontrar maneiras mais saudáveis ​​de lidar com eles é uma obrigação. Tornar-se consciente dos sinais e sintomas do estresse e depois aprender uma técnica de relaxamento ou meditação para diminuir os níveis de estresse é importante. Obter apoio dos outros e desempenhar um papel ativo no plano de tratamento para uma úlcera péptica ajudará a estabelecer sentimentos de estar no controle, o que pode reduzir os níveis de estresse.