A doença de Crohn é uma condição auto-imune. Isso significa que ele é causado pelo sistema imunológico atacando inadvertidamente as células do sistema digestivo, levando à inflamação crônica que causa danos ao tecido no sistema digestivo. A doença de Crohn pode afetar qualquer parte do trato digestivo.
A doença de Crohn gastroduodenal descreve uma forma de doença de Crohn em que o estômago e a parte superior do intestino delgado (também conhecido como duodeno) é afetado. Como um artigo de 2003 da Baylor University Medical Center Proceedings ("Doença de Crohn Gastroduodenal") afirma, esta forma de Crohn afeta apenas entre 0,5 e 4 por cento de todos os pacientes de Crohn, que têm envolvimento do estômago e do duodeno. Pacientes com doença de Crohn gastroduodenal geralmente não apresentam sintomas por um longo período de tempo. Quando os sintomas são notados, de acordo com o Crohn e Colitis Foundation of America, os pacientes podem experimentar perda de peso, náusea e perda de apetite. Às vezes os pacientes experimentam vômitos, o que é um sinal de que partes do sistema digestivo estão bloqueadas.
Complicações
Os pacientes com doença de Crohn que afeta o estômago e o intestino delgado podem desenvolver sangramento, o que pode levar à anemia. O Crohn também pode causar a formação de úlceras no estômago ou no intestino delgado, o que pode levar a um diagnóstico errôneo da doença ulcerosa péptica. Como o Crohn e Colitis Foundation of American explica, às vezes, essas úlceras podem causar túneis entre as diferentes porções dos intestinos (chamadas fístulas) para formar. Essas fístulas podem se infectar. Finalmente, muitos pacientes sofrem de desnutrição, como resultado de sua falta de apetite.
Diagnóstico
O diagnóstico da doença de Crohn gastroduodenal geralmente requer endoscopia. A endoscopia usa uma pequena câmera flexível, que é passada pela boca, pelo esôfago e até o estômago e o intestino delgado. Isso permite que os médicos vejam o interior do trato digestivo. O artigo da Baylor University aponta que pacientes com doença de Crohn gastroduodenal podem ter pequenos nódulos e pequenas feridas na parte inferior do estômago e no duodeno.
A doença de Crohn é um problema no sistema imunológico, o que significa que alguns dos principais pilares do tratamento são medicamentos imunossupressores. De acordo com um artigo de 2005 da revista "Digestão", intitulado "Tratamento da Doença de Crohn Gastroduodenal", corticosteróides, azatioprina e infliximabe podem ser usados para aliviar os sintomas da doença. Pacientes com um bloqueio intestinal podem precisar de tratamento cirúrgico para ajudar a eliminar o tecido inchado que está causando a obstrução.