Os vírus do estômago ocorrem com frequência na infância e normalmente não são motivo de preocupação. Existem muitas causas diferentes de vírus estomacais, a maioria dos quais não requerem tratamento médico a menos que a desidratação, febres altas ou sangue nas fezes estejam presentes. Os pais devem sempre consultar um pediatra com dúvidas ou preocupações.
Gastroenterite é o termo médico para um vírus estomacal ou gripe estomacal. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, ou CDC, explica que a gastroenterite ocorre quando a inflamação está presente no estômago e nos intestinos.
Vários tipos diferentes de vírus podem causar gastroenterite em crianças. Um dos mais comuns é o rotavírus, que é altamente contagioso e freqüentemente se espalha por creches. Adenovírus, norovírus e astrovírus são também formas de vírus estomacais comumente vistos em crianças.
Transmissão e Prevenção
Os vírus do estômago podem ser transmitidos por mãos sujas ou compartilhando xícaras, pratos ou outros utensílios. A lavagem frequente das mãos pode ajudar a prevenir a transmissão. Proibir crianças de compartilhar alimentos ou utensílios em escolas e creches também pode reduzir as taxas de transmissão. O autor, palestrante e pediatra Dr. Alan Greene observa que o iogurte de cultura ativa pode ajudar a evitar que as crianças cheguem ao estômago.
Sintomas
Os sintomas de um vírus estomacal incluem principalmente vômitos e diarréia, observa o CDC. Dor abdominal ou cólicas também podem ocorrer. Greene diz que a febre também pode estar presente quando uma criança tem um vírus estomacal, e que a gravidade dos sintomas pode variar muito entre as crianças.
Sinais e sintomas de um vírus do estômago podem não ocorrer um ou dois dias após a infecção com o vírus. Quando os sintomas começam, eles podem durar de um a 10 dias, dependendo do tipo e da gravidade do vírus.
Antibióticos são ineficazes contra vírus, observa BabyCenter.com. O tratamento envolve manter as crianças bem hidratadas, oferecendo líquidos como água, gelo, gelo, suco ou bebidas eletrolíticas. Os produtos lácteos devem ser evitados para evitar mais problemas estomacais. O BabyCenter.com observa que medicamentos como acetaminofeno ou ibuprofeno podem ser administrados para aliviar febres. O uso de medicamentos para aliviar a diarréia deve ser evitado em crianças, observa Greene, para não impedir a expulsão de organismos virais do corpo.
, , ] ]