O ombro congelado, também conhecido como capsulite adesiva, pode ocorrer espontaneamente. Alguns indivíduos têm uma chance maior de incorrer nisso. É mais comum em mulheres de meia-idade. As razões pelas quais isso ocorre são pouco compreendidas. Associações com várias doenças foram observadas.
Anatomia do Ombro
A articulação do ombro é composta da escápula e do úmero, osso do braço. A escápula tem uma superfície côncava superficial, a glenóide. A extremidade arredondada do úmero fica na glenóide. Para permitir a ampla gama de movimentos que um ombro normal tem, há normalmente uma cápsula articular solta que liga o úmero e a glenóide.
Doença
O ombro congelado começa com a inflamação do ombro. O processo inflamatório pode ser muito doloroso. Há crescimento excessivo do revestimento da cápsula, ou sinóvia. O processo inflamatório pode produzir excesso de líquido ou tecido cicatricial. Em pacientes com ombro congelado, a cápsula se contrai e se torna mais espessa à medida que se forma mais colágeno. À medida que a cápsula engrossa e encurta, o movimento do ombro é dramaticamente limitado.
Ferimentos
Existem duas maneiras pelas quais um ombro congelado pode ocorrer após outro ferimento. A maneira mais comum é que o ombro seja ferido. Um processo de inflamação começa no ombro. A segunda razão pela qual um ombro pode ser afetado é quando uma articulação próxima, como o cotovelo ou o pulso, é ferida. Se o ombro é mantido em uma posição relativamente fixa, usando um estilingue, ele pode se tornar rígido. Um processo de inflamação começa no ombro.
Diabetes
Pacientes que apresentam capsulite adesiva devem ser rastreados para sintomas de diabetes. Aumento da sede, aumento da micção, perda de peso inexplicável e fadiga são sinais de diabetes. Ombro congelado ocorre em 10 por cento a 20 por cento dos diabéticos, de acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos. Não se entende por que ombro congelado ocorre em diabéticos.
Outras doenças
A doença da tireóide, resultando em níveis baixos ou altos níveis de hormônio da tireóide tem sido associada com a capsulite adesiva. A doença de Hashimoto e a doença de Graves são doenças da tireoide que podem causar capsulite adesiva em pacientes mais jovens. Ganho ou perda de peso inexplicável é característica da doença da tireóide, de acordo com o site da Endocrine Society. Nas doenças auto-imunes, o corpo produz anticorpos que atacam os órgãos do próprio corpo. Exemplos de doenças auto-imunes são diabetes juvenil, doença de Graves e doença de Hashimoto. O ombro congelado está associado a essas e outras doenças autoimunes. A doença de Parkinson tem sido associada com a capsulite adesiva. O coração e o pulmão podem ter ombro congelado pode ocorrer após uma doença pulmonar ou cardíaca. Foi observado após cirurgia cardíaca, bem como após ataques cardíacos. Os pacientes que tiveram um acidente vascular cerebral estão em risco para a capsulite adesiva da associação do coração, bem como da perda de movimento. Pacientes com tuberculose têm maior chance de desenvolver um ombro congelado.
, , ] ]