Muitas doenças podem causar dor e dores musculares. De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA e os Institutos Nacionais de Saúde, dores musculares e dores são uma queixa comum de saúde e podem envolver um ou mais músculos. O NIH afirma que, embora dores musculares e dor sejam frequentemente causadas por tensão, uso excessivo e lesão muscular, elas também podem ser sintomáticas de uma doença ou condição muscular que afeta todo o corpo.
Dermatomiosite
Dermatomiosite uma doença que pode causar dor e dores musculares. De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames, uma divisão do NIH, a dermatomiosite é uma miopatia inflamatória caracterizada por inflamação muscular crônica e fraqueza muscular. O NINDS observa que o principal sintoma associado à dermatomiosite é uma erupção cutânea roxa ou vermelha que se manifesta antes, durante ou depois da fraqueza muscular progressiva. A erupção cutânea tipicamente se desenvolve nas pálpebras de uma pessoa e nos músculos extensores ou músculos usados para endireitar uma articulação, como articulações, cotovelos, joelhos e dedos dos pés. Outros locais comuns para a erupção cutânea relacionada à dermatomiosite e possíveis inchaços incluem: face, pescoço, ombros, tórax e dorso. NINDS afirma que a erupção pode ocorrer mesmo na ausência de dores musculares ou dor.
Claudicação Intermitente
A claudicação intermitente é uma doença que pode causar dor e dores musculares. O Centro Médico da Universidade de Maryland afirma que a claudicação intermitente é causada pela diminuição do fluxo sanguíneo para a extremidade inferior devido a artérias bloqueadas ou ocluídas e que a claudicação intermitente causa cãibras e dores nas pernas que se manifestam durante o exercício, especialmente a marcha. A UMMC afirma que a claudicação intermitente está associada à doença arterial periférica, ou PAD, e que o termo "intermitente" implica que a dor e as dores musculares associadas à condição vêm e vão. Os sintomas comuns relacionados à claudicação intermitente incluem os seguintes: dores musculares e dores nas pernas, coxas e nádegas e fadiga que ocorre com o exercício. A UMMC observa que os sintomas de claudicação intermitente normalmente se auto-resolvem após vários minutos de descanso após o esforço físico, e que a dor na perna ocorre em uma perna em 40% das pessoas com claudicação intermitente e em ambas as pernas em 60% das pessoas. O tétano é uma doença que pode causar dor e dores musculares. De acordo com o site da Clínica Mayo, o tétano é uma doença bacteriana grave causada por uma toxina que induz a rigidez na mandíbula de uma pessoa e outros músculos e que pode causar espasmos musculares graves, complicar uma pessoa &A capacidade de respirar e, eventualmente, colocar em risco a vida de uma pessoa. O site da Clínica Mayo observa que os sintomas do tétano podem se manifestar de alguns dias a várias semanas após a infecção por bactérias do tétano e que o período médio de incubação da doença é de oito dias. Os sinais e sintomas mais comuns do tétano incluem os seguintes: espasmos musculares e rigidez na mandíbula, pescoço, tórax, abdômen e costas; dificuldades respiratórias; "e irritação muscular. O site da Clínica Mayo afirma que os tratamentos contra o tétano estão disponíveis, embora o processo de tratamento seja longo e nem sempre eficaz, e que a doença possa ser fatal mesmo com o tratamento. A abordagem mais eficaz para o tétano é prevenir a doença, obtendo uma vacina contra o tétano.