Existem vários tipos de relaxantes musculares para ajudar a aliviar a dor a curto prazo causada por certas lesões, enquanto outros existem para ajudar a aliviar os sintomas de várias condições crônicas. Embora eficaz, muitos desses relaxantes têm efeitos colaterais graves e interações de saúde que poderiam ter repercussões com risco de vida.
Skelaxin
Conhecido genericamente como metaxalona, esta droga ajuda a relaxar os músculos, bloqueando as sensações de dor no cérebro . É prescrito para aqueles que sofrem de distensões musculares e entorses, bem como condições musculoesqueléticas, como bursite e escoliose.
Este medicamento deve ser tomado exatamente como prescrito, pois doses excessivas podem ser fatais. Possíveis efeitos colaterais de Skelaxin incluem perda de apetite, náuseas, dor de estômago, icterícia (amarelamento da pele ou do branco dos olhos) e urina escura. Você também pode sofrer de irritabilidade, sonolência ou dores de cabeça. Se sofrer de doença renal ou hepática ou se estiver anémico, não deve tomar Skelaxin, pois pode agravar a sua situação.
Flexeril
Genericamente conhecida como ciclobenzaprina, a Flexeril também actua bloqueando as sensações de dor enviadas para o cérebro. Isso também precisa ser tomado exatamente como prescrito, já que doses maiores podem ser fatais.
Há vários efeitos colaterais que podem acompanhar o Flexeril, alguns dos quais são fraqueza muscular, visão turva, sonolência e perda de apetite. . Deve contactar o seu médico imediatamente se sentir dor no peito, dormência, confusão ou convulsões. Isso também pode afetar seu tempo de reação e sua capacidade de pensar com clareza. Portanto, tenha cuidado ao dirigir ou usar máquinas pesadas. Além disso, não deve tomar Flexeril se tiver utilizado um inibidor da MAO nos últimos 14 dias, pois pode ter repercussões potencialmente fatais.
Zanaflex
Disponível genericamente como tizanidina, o Zanaflex é considerado um medicamento de curta duração. relaxante muscular ativo que é usado para tratar espasmos musculares, cãibras e rigidez muscular, geralmente causados por condições como esclerose múltipla e displasia espástica. Porque só fornece alívio a curto prazo, ele só deve ser tomado quando as atividades diárias resultam em espasticidade muscular.
De acordo com o site Drugs, você não deve exceder três doses de 36 mg em um período de 24 horas como muito desta medicação pode resultar em danos no fígado. Os efeitos colaterais mais comuns incluem febre, boca seca, ansiedade, sonolência, fraqueza muscular e desenvolvimento de uma erupção cutânea. Os efeitos colaterais graves incluem sensação de desmaio, ritmo cardíaco lento, confusão, alucinações e ardor durante a micção. Estes requerem atenção médica imediata.