A dor nas costas é uma queixa musculoesquelética comum. Segundo a Associação Americana de Quiropraxia, os americanos gastam cerca de US $ 50 bilhões por ano em tratamentos para a dor nas costas, e até 80% dos americanos terão um problema nas costas em algum momento de suas vidas. A intensidade da dor nas costas varia consideravelmente entre os indivíduos. Dor nas costas pode ser leve ou grave e debilitante. Causas comuns de dor nas costas grave incluem fraturas por compressão, hérnia de disco lombar e síndrome da faceta.
Fraturas por compressão
Fraturas por compressão da coluna lombar pode causar dor nas costas grave. De acordo com o site Merck Manuals, fraturas por compressão vertebral - que envolvem um colapso e achatamento dos ossos da coluna, e são especialmente comuns em pessoas idosas com osteoporose - podem causar dor súbita e aguda, ou a dor pode se desenvolver gradualmente. Em alguns casos, observa o site Merck Manuals, as pessoas não sentem dor alguma. No entanto, a Associação Americana de Cirurgiões Neurológicos ou AANS afirma que os principais sintomas clínicos de fraturas por compressão vertebral incluem início súbito de dor nas costas, juntamente com um aumento da dor durante a caminhada, em pé, tosse ou espirros. De acordo com o AANS, as fraturas por compressão vertebral são a fratura mais comum em pessoas com osteoporose, afetando aproximadamente 750.000 pessoas a cada ano. A dor associada com fraturas por compressão vertebral dura tipicamente por vários meses antes de diminuir gradualmente.
Hérnia de disco lombar - uma hérnia de disco intervertebral lombar é uma causa relativamente comum de dor nas costas grave. O site da Spine Universe afirma que uma hérnia de disco pode ocorrer gradualmente ao longo do tempo, às vezes levando semanas ou meses para se manifestar. O site também observa que as hérnias discais lombares podem causar dor súbita e incapacitante, que muitas vezes é precipitada por uma manobra de elevação ou torção. No último cenário, muitas vezes suspeita-se que o movimento de elevação provocativo agravou um disco já fraco. Se o material do disco herniado colidir com uma raiz nervosa espinhal à medida que a raiz nervosa sai da coluna, ela pode causar dor irradiante na parte posterior da coxa e, possivelmente, na panturrilha ou no pé de um lado do corpo. Pode haver fraqueza muscular associada também. Discos intervertebrais com hérnia tipicamente respondem bem ao tratamento conservador, embora em alguns casos - especialmente quando há diminuição da função motora - a intervenção cirúrgica pode ser necessária para descomprimir a raiz nervosa envolvida.
Síndrome da faceta lombar
Síndrome da faceta lombar pode causar dor nas costas variando de leve e irritante a grave e debilitante. De acordo com o Dr. Michael Carnes, um médico quiroprático e autor do "Manual de Condições de Cuidados Conservativos de Referência Rápida", a síndrome da faceta lombar envolve dor que é gerada pela faceta de uma vértebra lombar ou pela articulação zigapofisária ou cápsula articular. Carnes observa que a dor associada à síndrome da faceta lombar pode ser causada pelos seguintes problemas: uma entorse dos ligamentos e cápsula articular das articulações facetárias, prega sinovial ou aprisionamento de meniscoide ou doença articular degenerativa da articulação zigapofisária. De acordo com a Cleveland Clinic - um dos quatro principais hospitais dos Estados Unidos - os sintomas da síndrome da articulação facetária na parte inferior das costas incluem dor focal ou sensibilidade agravada com torção ou arqueamento da parte inferior das costas, uma dor profunda, sem brilho e dolorido. dor que irradia para as nádegas ou para a parte de trás das coxas e rigidez ou dificuldade em ficar de pé ou sair de uma cadeira.