Sofredores de dor precisam de alívio e devem ser tratados com a força adequada e tipo de medicação para sua doença. Embora a maioria das dores possa ser tratada com sucesso, muitos pacientes ainda sofrem desnecessariamente, de acordo com o livro "Palliative Care Consultant", de Phyllis Grauer e colegas. A dor é comumente medida pedindo ao paciente que avalie a intensidade em uma escala de zero a 10, com zero significando ausência de dor, um a três indicando dor leve, quatro a seis indicando dor moderada e sete a dez indicando dor intensa. Medicamentos para a dor leve - O acetaminofeno é um dos analgésicos de menor força e é usado para tratar a dor leve que não é causada pela inflamação. Os antiinflamatórios não-esteroidais, ou AINEs, tratam dores leves, mas também são muito eficazes no alívio da dor óssea e da dor causada pela inflamação, de acordo com as diretrizes de manejo da dor da Organização Mundial de Saúde. O ibuprofeno, naproxeno e aspirina são AINEs comuns. Cetorolaco é um AINE que pode ser administrado por injeção.
Medicamentos para dor moderada
A dor moderada é tipicamente tratada com uma combinação de medicamentos usados para dor leve com uma dose baixa de opióides. Os opiáceos, ou narcóticos, por causa de suas características de formação de hábito, são frequentemente subutilizados, resultando em sofrimento desnecessário, dizem a Biblioteca Médica On-line da Merck Manual, Professional Edition. Combinações comuns de drogas para dor moderada incluem acetaminofeno com opioides, como oxicodona ou hidrocodona. Imbudone é um medicamento que combina ibuprofeno com hidrocodona. A codeína e o propoxifeno são opióides mais fracos que proporcionam alívio inferior da dor, de acordo com o artigo "Analgésicos orais para dor aguda inespecífica" por Carolyn J. Sachs, M.D., M.P.H., na edição de 1 de março de 2005 da revista American Family Physician. Tramadol, um analgésico, como narcótico, também é muito fraco e proporciona alívio da dor moderada menos eficaz. Medicamentos para dor severa A Organização Mundial de Saúde recomenda analgésicos opiáceos para dor severa. Os opioides estão disponíveis em comprimidos, cápsulas, emplastros, injeção e líquidos. Líquidos concentrados, que podem ser administrados sob a língua a pessoas incapazes de engolir comprimidos, são absorvidos pela membrana mucosa da boca. Morfina, oxicodona, fentanil, hidromorfona e oximorfona são opioides comumente usados. Fórmulas de liberação imediata e de ação prolongada, ou de liberação de tempo, também estão disponíveis. A dor intensa é frequentemente tratada com um opioide de ação prolongada para fornecer alívio 24 horas por dia, complementado por um opióide de liberação imediata, caso a dor ainda ocorra. Embora os opioides possam causar dependência física e produzir sintomas de abstinência, isso não deve ser confundido com o vício. Vício é caracterizado pelo desejo compulsivo, uso e perda de controle, e é muito raro, Merck explica.
Adjuvante Medicamentos
Medicamentos adjuvantes são drogas utilizadas juntamente com analgésicos, ou por conta própria em alguns casos, que proporcionam maior alívio da dor. A dor nervosa, ou neuropática, é comumente tratada com medicamentos adjuvantes, como anticonvulsivantes, antidepressivos, corticosteróides e capsaicina tópica, o ingrediente ativo da pimenta, de acordo com a Merck. Adjuvantes comuns para dor visceral, ou dor nos órgãos, incluem antiespasmódicos, anticolinérgicos e corticosteróides. Dor cólica pancreática é tratada com enzimas pancreáticas tomadas com as refeições.