Seu corpo produz enzimas para ajudá-lo a quebrar a comida que você come e absorver adequadamente seus nutrientes. Alguns alimentos naturalmente contêm enzimas para facilitar a digestão, como a bromealina no abacaxi e a papaína no mamão. Embora a melancia e o abacate também possam conter pequenas quantidades de enzimas, eles provavelmente não causam dor abdominal. No entanto, os tipos de açúcares encontrados nesses alimentos podem estar associados ao desconforto gastrointestinal.
Melancia
A melancia contém quatro substâncias diferentes que podem estar associadas à dor abdominal, inchaço, constipação, diarréia e flatulência em pessoas sensíveis. . Se sentir dor abdominal depois de comer melancia, pode ser devido à frutose, frutanos, manitol ou salicilatos que contém. Todos estes compostos são encontrados naturalmente em muitos alimentos, mas podem desencadear problemas gastrointestinais em pessoas que são intolerantes ou sensíveis a alguns destes açúcares ou produtos químicos alimentares naturais.
Abacate
Abacate também é rico em potencialmente substâncias problemáticas, incluindo sorbitol, salicilatos e aminas. Todos esses compostos são naturais e bem tolerados pela maioria das pessoas. Mas você pode ser sensível a essas substâncias e, assim, sentir dor abdominal acompanhada por outros sintomas gastrintestinais, como alterações nos movimentos intestinais, flatulência excessiva e inchaço abdominal.
Enzimas
A dor abdominal que você pode sentir após comer melancia e abacate não é devido a enzimas, mas sim à má absorção da frutose, frutanos, manitol ou sorbitol que eles contêm. Todos esses compostos podem ser classificados como carboidratos fermentáveis de cadeia curta. Se você não as absorver bem, as bactérias presentes nos intestinos irão fermentar esses açúcares, levando a muitos problemas gastrointestinais, incluindo dor abdominal. Os salicilatos e aminas também presentes em melancia e abacate são produtos químicos naturais. Se você é intolerante a esses compostos, você pode sofrer de dor abdominal ao comer melancia, abacate ou outros alimentos que contenham esses produtos químicos.
Consulte o seu profissional de saúde
Sempre que você sentir dor abdominal que dura mais de um Poucos dias, consulte o seu médico apenas para garantir que você não está passando por sérios problemas de saúde. O seu médico também pode indicar alguns testes para determinar se os carboidratos fermentáveis de cadeia curta ou os produtos químicos alimentares são a causa da sua dor abdominal. Um nutricionista registrado especializado em saúde gastrointestinal pode ajudá-lo a identificar os alimentos que podem desencadear seus sintomas e estabelecer um plano de dieta que o ajudará a se livrar da dor abdominal.