casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Como diagnosticar a dor abdominal

A dor abdominal pode ser um sintoma incômodo e preocupante de uma ampla variedade de doenças e condições. Embora a dor grave seja indicativa de uma doença grave que deve ser diagnosticada e tratada por um profissional médico, a dor abdominal é comum e geralmente é inconsequente, de acordo com a Merck. Se uma pessoa está apenas tentando descobrir se está com gripe ou com um médico está fazendo um diagnóstico definitivo, ambos usam observação e testes para descobrir qual é a causa subjacente.

Consulte um médico. Se a dor abdominal não for grave e durar alguns dias, marque uma consulta com seu médico de família. Se a dor for severa, tiver um início súbito ou piorar nos últimos dias, vá para um centro de atendimento de urgência ou hospital.

Avalie o nível da dor. Pode ser útil avaliar a dor em uma escala de 1 a 10, sendo 10 a mais grave. Isso pode ajudar o médico a determinar se um problema é uma condição grave, como apendicite ou um problema menor, como o uso de gás.

Observe por quanto tempo a dor esteve presente e se ela mudou em nada. desde o início do problema. Tente lembrar o que comeu pouco antes de a dor começar.

Apalpe ou sinta a área dolorida. Observe se isso se agrava se a pressão for aplicada a qualquer ponto específico.

Ouça o estômago usando um estetoscópio. Você deve ouvir alguns ruídos intestinais em cada um dos quatro quadrantes. Observe quaisquer ruídos intestinais excessivos e esteja atento a qualquer quadrante em que nenhum som intestinal possa ser ouvido.

Tome nota de quaisquer sintomas adicionais como febre, vômito ou diarréia. Estas podem ser pistas importantes para diagnosticar a origem do problema e aliviar a dor abdominal. MayoClinic.com sugere procurar ajuda médica se a dor abdominal é acompanhada por sintomas graves, como vômitos de sangue ou dores no peito.

Observe qualquer coisa que faça a dor abdominal melhorar ou piorar. A dor que passa depois que você anda pode ser devido ao gás. A dor que piora depois que você come pode ser devido à doença da vesícula biliar. Dor que vem e vai em ondas pode ser devido a cálculos renais ou cálculos biliares, de acordo com o MedlinePlus.

Localize a dor. Os médicos descrevem o abdome como sendo dividido em quatro quadrantes: o superior esquerdo, superior direito, inferior esquerdo e inferior direito. Cada quadrante contém diferentes órgãos, então seu médico pode ser capaz de diminuir a causa do problema, sabendo exatamente onde dói.

Descreva a dor da melhor maneira possível. Palavras como queimação, pressão, dor ou esfaqueamento podem ser extremamente úteis na determinação da causa da dor abdominal.

Consentimento para um exame de sangue. O trabalho de sangue pode revelar a causa da dor abdominal, medindo os níveis de substâncias químicas produzidas por órgãos no abdômen, como fígado, pâncreas, rins, intestinos, estômago e órgãos reprodutivos em mulheres.

Dica

Relate qualquer medicação você tomou e se eles tiveram algum efeito sobre a dor.

Advertências

Procure ajuda médica imediata se você tiver dor no peito, pescoço ou ombro; dor súbita e aguda; ter dor em ou entre as omoplatas; estão vomitando sangue; ou ter sangue nas fezes.

Coisas Necessárias

Estetoscópio

, , ] ]