A dor é freqüentemente controlada com medicação para dor de curta duração. Esses medicamentos geralmente duram de duas a quatro horas e são bons para dores agudas que devem durar pouco. Em situações em que a dor é de natureza mais crônica, os analgésicos de ação prolongada são frequentemente usados. Estes medicamentos requerem uma dosagem menos frequente e proporcionam uma melhor analgesia a longo prazo. Usado adequadamente, analgésicos de ação prolongada podem ser uma parte eficaz de um plano de controle da dor.
Tipos de medicamentos para a dor
Existem três tipos principais de medicamentos para a dor: aspirina /antiinflamatórios não-esteróides (NSAIDs), acetaminofeno e narcóticos opióides. Certos medicamentos de outras classes de medicamentos (como antidepressivos) às vezes são usados para o controle da dor, mas não são projetados como medicação para dor. A aspirina e os AINEs são analgésicos muito eficazes, mas poucos vêm em formulações de ação prolongada. O acetaminofeno é um medicamento analgésico não narcótico que só recentemente se tornou disponível em formulações comercializadas para durar até oito horas. Os medicamentos narcóticos opiáceos estão entre os medicamentos analgésicos mais eficazes disponíveis e também têm a maior variedade de formulações de ação prolongada. É importante notar que a definição de ação prolongada é variável entre medicamentos e fabricantes. Em alguns casos, formulações de drogas com duração de oito horas são consideradas de longa duração, enquanto em outras, formulações com duração de até 24 horas ou mais são consideradas de longa duração. Além disso, várias abreviações são usadas, principalmente com medicamentos prescritos, para indicar que são de longa duração. Alguns incluem XR ou ER ou XL (liberação prolongada), CR (liberação controlada) e LA (ação prolongada).
Não-narcóticos de ação prolongada
Além de acetaminofeno de longa ação, há poucos verdadeiros -activos analgésicos não-narcóticos. Uma exceção é o celecoxibe (Celebrex), que pode ser administrado em dose única uma vez ao dia ou em dose dividida, com metade pela manhã e metade à noite. Outra é a libertação prolongada de tramadol (Ultram) que é administrada uma vez por dia. Os analgésicos não narcóticos são mais eficazes no tratamento da dor leve a moderada a longo prazo. Eles são freqüentemente usados no tratamento de artrite ou outras condições de dor musculoesquelética.
Narcóticos de Longo Agindo
Alguns exemplos de medicamentos narcóticos opióides de longa ação incluem oxicodona (Oxycontin), morfina (MS-Contin ou Kadian), metadona (Dolophine), fentanil (Duragesic), codeína (Codeine Contin) e oximorfona (Opana ER). Estes medicamentos são tipicamente administrados uma vez por dia ou em alguns casos (como no Duragesic), ainda menos frequentemente. Eles fornecem propriedades analgésicas de ação prolongada e são mais úteis no tratamento da dor crônica.