Qualquer movimento que repita repetidamente o cotovelo pode potencialmente causar trauma, e o golfe não é uma exceção. A causa mais comum de dor no cotovelo direito ao jogar golfe, especialmente se você for destro, resulta do "cotovelo do golfista", uma inflamação dos tendões que se ligam ao osso do cotovelo. Pode ser causada por uma forma inadequada, um aquecimento inadequado ou exagero após um longo hiato de jogar golfe.
Sintomas
A dor associada ao cotovelo do golfista, também conhecida como epicondilite medial, é sentida no lado interno do cotovelo e pode aparecer de repente. A dor, às vezes, se estende ao longo do lado interno do antebraço. Outros sintomas podem incluir rigidez do cotovelo, mãos e pulsos fracos e dormência e formigamento no braço ou nos dedos. A dor pode ser mais intensa ao fazer um soco ou ao segurar ou balançar o taco de golfe. Cotovelo do jogador de golfe no cotovelo direito é mais comumente experimentado em quem é destro, de acordo com o cirurgião ortopédico Dr. William Stetson.
Causas
A causa mais comum de cotovelo do golfista é emocionante ou balançando os clubes com forma inadequada. Isso coloca estresse desnecessário no cotovelo, que pode facilmente danificar os tendões e ligamentos do cotovelo interno. A falta de um aquecimento adequado antes de jogar e jogar muito golfe depois de uma pausa por um ano ou mais são outras causas comuns. Outras atividades que utilizam o cotovelo em um movimento repetitivo, como musculação, esportes de raquete, arremesso de esportes e marteladas, datilografia ou pintura, também podem causar ou contribuir para o cotovelo do golfista.
Prevenção
Para evitar cotovelo, corrija o seu swing e forma para evitar estressar o cotovelo, de preferência com a ajuda de um instrutor de golfe profissional. Estique os músculos do braço e do cotovelo por 15 minutos antes e depois de jogar golfe, e estique-os durante o dia para mantê-los flexíveis. Faça exercícios de fortalecimento de aderência, como apertar uma bola de tênis por cinco minutos por dia. Os cachos de pulso e os cachos de pulso invertidos realizados com pesos irão aumentar a força do pulso e do antebraço, o que pode ajudar a prevenir a tensão no cotovelo. Usar uma cinta que sustente o cotovelo durante o jogo aliviará o estresse do cotovelo e ajudará a evitar lesões e dor. Se você não joga golfe há mais de um ano, fique tranquilo e não jogue muitas rodadas. Pare de brincar ao primeiro sinal de dor.
Seguir o protocolo do RICE - repouso, gelo, compressão, elevação - ajudará a aliviar a leve dor no cotovelo direito causada pelo cotovelo do golfista. Descanse o cotovelo direito e coloque gelo por 20 minutos a cada vez para reduzir a inflamação e controlar a dor. Comprimindo-o com uma bandagem e elevando irá ajudá-lo a curar. Os antiinflamatórios não-esteroidais, como o ibuprofeno ou o acetaminofeno, podem ajudar a aliviar a dor. Se a dor persistir por mais de três dias, consulte um médico.
Considerações
Outras condições médicas, incluindo artrite, bursite, tendinite e fraturas do osso também podem causar dor no cotovelo, e jogar golfe pode facilmente piorar a dor. Se você não for destro, mas sentir dor no cotovelo direito, você pode não ter o cotovelo de um golfista e sua dor pode estar em uma dessas condições. Consulte um médico para um diagnóstico adequado, se você suspeitar que este é o caso. Ele será capaz de fazer raios-X ou uma ressonância magnética para determinar a causa exata da sua dor. Se você tiver dor intensa, inchaço ou inflamação junto com a dor, procure atendimento médico imediato.