casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Causas da dor na região pélvica

As possíveis causas de dor na região pélvica são numerosas e variam em gravidade, desde inofensivas até potencialmente fatais. Condições que afetam os sistemas digestivo, reprodutivo e urinário são muitas vezes os culpados. Problemas que afetam o músculo, nervos ou vasos sanguíneos também são possibilidades. A natureza e a duração da dor pélvica e sintomas acompanhantes são fatores importantes no estreitamento da lista de possíveis causas.

Distúrbios que afetam porções do intestino que ocupam a região pélvica comumente causam dor nesse órgão. área. A dor pélvica leve pode ser simplesmente causada por constipação, enquanto a dor intensa e súbita pode indicar um bloqueio intestinal. A diverticulite - uma condição em que as bolsas na parede do cólon se tornam inflamadas - é um culpado comum, especialmente em adultos mais velhos. Síndrome do intestino irritável, infecções do cólon, apendicite e doenças inflamatórias intestinais, incluindo a doença de Crohn e colite ulcerativa, também são possibilidades. Câncer do cólon ou reto é outra consideração importante.

Sistema Reprodutivo Feminino

Cólicas dor na região pélvica comumente acompanha a menstruação. Mulheres com endometriose, em que o tecido que reveste o útero se implanta fora do útero, geralmente experimentam uma dor pélvica mais severa e cíclica. Uma breve dor pode ocorrer com a ovulação no meio do ciclo. Os tumores uterinos não cancerosos, conhecidos como miomas, e os cistos ou tumores ovarianos também podem causar desconforto pélvico. A infecção dos órgãos reprodutivos femininos, conhecida como doença inflamatória pélvica ou IDP, é outra possibilidade em mulheres sexualmente ativas. Gravidez ectópica - em que o óvulo fertilizado se implanta fora do útero - é causa importante de dor pélvica, pois esta condição pode ser fatal.

Sistema urinário e próstata

A dor na região pélvica pode ser um sintoma de uma infecção da bexiga. Cistite intersticial - síndrome da bexiga dolorosa - também pode causar dor pélvica, juntamente com frequência e urgência de urinar em homens e mulheres. Em alguns casos, uma infecção nos rins ou uma pedra no sistema urinário provoca dor na região pélvica. Nos homens, a inflamação bacteriana da próstata, ou prostatite, pode causar dor pélvica súbita, severa ou crônica, intermitente.

Outras causas

Espasmos dos músculos que compõem o assoalho pélvico podem levar à recorrência pélvica dor e pressão. As hérnias na região da virilha podem causar dor pélvica dolorida e vaga, que é tipicamente aliviada enquanto se deita. Cicatrização na região abdominal ou pélvica inferior devido a cirurgia ou infecção prévia é outra possibilidade. Irritação de um dos nervos que corre na região pélvica - uma condição chamada neuralgia pudendal - é uma causa incomum de dor pélvica. Outras possibilidades incluem o balonismo, a ruptura ou o desenvolvimento de um coágulo sanguíneo em uma das artérias da região pélvica.

Sinais e sintomas de alerta

Embora a dor pélvica relacionada ao ciclo menstrual ou à constipação geralmente não seja causa de preocupação, dor nesta região pode indicar um distúrbio subjacente grave. Consulte o seu médico para uma avaliação médica completa de qualquer dor pélvica duradoura, recorrente ou que se agrave, especialmente se acompanhada por febre, sintomas urinários, perda de peso, diarreia ou obstipação. Procure atendimento médico imediato para qualquer dor pélvica súbita e grave - particularmente se acompanhada de sangramento vaginal, fezes com sangue, incapacidade de liberar gases, tontura ou desmaio.