casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Benefício de endorfinas

Seu corpo produz a sua própria substância analgésica chamada endorfinas para ajudá-lo a lidar com a dor e o estresse. As endorfinas também fazem você se sentir mais feliz e relaxado quando seus níveis aumentam. Compreender as diferentes maneiras de aumentar seus níveis de endorfina pode ajudá-lo a encontrar formas eficazes de lidar com o estresse.

Antecedentes

Seu corpo regula a maneira como você se sente com substâncias químicas chamadas neurotransmissores. Seu corpo contém diferentes tipos de neurotransmissores, cada um com seu próprio papel. As endorfinas são um desses neurotransmissores. Quando o corpo libera endorfinas, elas se ligam a receptores especializados que acionam duas ações. Esse processo bloqueia os neurotransmissores que causam a dor. Também faz com que o cérebro libere mais do neurotransmissor dopamina, o que faz com que você sinta prazer.

É importante notar a diferença entre as endorfinas, que são opóides endógenos, e os opioides exógenos como a morfina ou a Vicodina, que se ligam. aos mesmos receptores que as endorfinas. Endógeno descreve algo que se origina dentro de seu corpo, enquanto que exógeno indica uma substância originada fora de seu corpo. Então, endorfinas são parte da maneira natural do seu corpo de moderar a dor, enquanto os analgésicos não são.

Exercício

Você provavelmente está familiarizado com a euforia e relaxamento que você pode sentir depois de um bom treino. As pessoas costumam chamar isso de "corredor alto". Isso ocorre porque o corpo libera quantidades mais elevadas de endorfinas quando você realiza exercícios sustentados. Esta é uma das razões pelas quais o exercício pode ajudá-lo a superar o estresse. Exercite-se em vez de gastar mais tempo se preocupando com o estresse. O impulso endorfina a partir de um bom treino vai ajudar você a se sentir melhor.

Alívio da Dor

Uma das principais funções das endorfinas é provavelmente para moderar a sua dor. Uma parte do seu cérebro chamada hipotálamo desencadeia uma cadeia de eventos que aumenta a produção de endorfinas, de acordo com um artigo de março de 2010 no "Hawai'i Medical Journal". Estes níveis mais elevados de endorfinas ajudam-no a gerir mais eficazmente a dor crónica. Por exemplo, muitas vezes as pessoas têm níveis mais elevados de endorfinas após a cirurgia, como parte da resposta do corpo à dor.

Risos

O riso oferece uma das maneiras mais fáceis de aproveitar a vida e esquecer o estresse. Seu corpo libera endorfinas quando você ri, o que torna uma experiência agradável. Mesmo esperando rir aumenta os níveis de endorfinas em seu corpo, de acordo com um estudo de 2006 publicado pelo "The FASEB Journal". Durante o estudo, os participantes que esperavam rir logo tinham níveis mais elevados de endorfinas no sangue do que as pessoas que não o faziam. O estudo sugere que esses níveis mais elevados de endorfina podem ajudar a reduzir o estresse e melhorar o humor.