casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Estearato de Cálcio em Amaciante e Dor de Estômago

Estearato de cálcio é um aditivo usado como um antiaglomerante. No amaciador de carne comercial, mantém o pó grudar e grudar. Nas quantidades encontradas no amaciante de carne, o Departamento de Agricultura dos EUA classifica o estearato de cálcio como "geralmente reconhecido como seguro", ou GRAS. É improvável que o estearato de cálcio cause dor de estômago nas quantidades usadas para amaciar a carne. Doses tóxicas podem causar sintomas como dor abdominal. Converse com seu médico se você tiver dor de estômago após o consumo de amaciante de carnes.

Os fabricantes criam estearato de cálcio, reagindo ácido esteárico, um ácido graxo obtido a partir de fontes vegetais ou animais, com óxido de cálcio. O estearato de cálcio reduz a fricção entre partículas no amaciador de carne e outros pós, o que os torna mais fáceis de sacudir para fora do recipiente. O estearato de cálcio é vendido como um produto de qualidade alimentar e técnico. Os produtos de qualidade técnica contêm mais impurezas ou vestígios de outros produtos químicos que os produtos comestíveis e não são usados ​​em alimentos.

Alguns especialistas holísticos e alternativos expressaram preocupação com a toxicidade potencial do ácido esteárico, particularmente em suplementos vitamínicos. A dieta americana consiste de aproximadamente 3 a 4% de ácido esteárico, encontrado no chocolate e em outras substâncias, de acordo com a Revisão do Painel Consultivo Técnico da National Organic Standards Board. O americano médio consome 0,35 miligramas de ácido esteárico diariamente, segundo um estudo do National Research Council. Enquanto o ácido esteárico normalmente não causa dor de estômago, um indivíduo pode experimentar uma sensibilidade a quase qualquer substância. Ligue para o seu médico se isso ocorrer.

Efeitos colaterais

Estearato de cálcio, quando usado em doses adequadas em produtos alimentícios, é "essencialmente inócuo" e não apresenta ameaça toxicológica, de acordo com a National Organic Standards Board Technical Advisory Revisão do Painel. Nenhum efeito sobre a saúde humana, como a dor no estômago, foi documentado em doses normais, embora este produto seja onipresente, encontrado em muitos alimentos, cosméticos e produtos plásticos.

Doses Tóxicas

Em grandes doses causar toxicidade aguda, estearato de cálcio pode causar sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, diarréia, náuseas e vômitos. Efeitos sistêmicos como zumbido nos ouvidos, tontura, pressão alta e visão embaçada também podem ocorrer. Estes sintomas não são relatados como efeitos colaterais em doses normais encontradas em amaciadores de carne.