A inflamação abdominal pode ocorrer a qualquer momento - mesmo durante sua rotina de exercícios diários. Pode tornar-se tão extremo que interfere com o seu treino, forçando-o a parar cedo. Por causa disso, é importante entender o que pode causar inflamação na área abdominal e como ela pode ser tratada e evitada. Sintomas A inflamação abdominal relacionada ao exercício pode variar em intensidade de leve a grave. Pode ser acompanhado de dor, hematomas, calor, vermelhidão e inchaço. Além disso, você pode notar sintomas gastrointestinais, como arrotos, náuseas, inchaço, cólicas intestinais, dor de estômago, vômitos, diarréia e cólicas estomacais. Inflamação e dor podem ser tão extremas que você se torna instável ou perde alguma ou toda a mobilidade durante a atividade física e exercícios.
Causas
A área abdominal pode ficar inflamada quando órgãos internos, como o estômago e o baço, bata um com o outro durante o exercício. Isso pode causar alongamento dos tecidos conjuntivos, resultando em inflamação e dor. Os tecidos conjuntivos do diafragma também podem se esticar, causando um ponto abdominal. Inflamação abdominal e dor também podem ocorrer quando você respira vigorosamente durante o exercício, o que rouba os músculos do oxigênio. O exercício também pode desencadear distúrbios intestinais gastrointestinais. Além disso, entorses, distensões e lesões por exercício excessivo podem resultar em inflamação abdominal e dor.
Opções de Tratamento
Tratar a inflamação abdominal relacionada ao exercício por respirar uniformemente durante o treino. Force respirações profundas enchendo os pulmões e empurrando o estômago para fora a cada inalação. Se a inflamação e a dor não diminuírem, faça uma pausa e descanse. Se você suspeitar de uma entorse ou tensão, envolva sua cintura com uma bandagem elástica para ajudar a reduzir o inchaço e a dor. Se você também tiver efeitos colaterais gastrointestinais, tome um antiácido ou medicamento contendo subsalicilato de bismuto para ajudar a tratar os sintomas.
Prevenção
Para garantir que os músculos abdominais permaneçam hidratados durante o treino, beba algumas xícaras de água. meia hora antes de se exercitar. Além disso, beba um copo de água durante o treino. Abster-se de comer grandes refeições duas a quatro horas antes da sua rotina de exercícios. Aqueça seus músculos abdominais com torções e curvas laterais. Isso tornará seus músculos abdominais mais flexíveis, ajudando a prevenir inflamações e lesões durante o exercício.