Dor nas costas faz parte da vida da maioria de nós. A qualquer momento, cerca de uma em cada cinco pessoas sentirá dores nas costas. Cerca de quatro em cinco de nós experimentará dor nas costas significativa durante a nossa vida.
A evolução do homem para um animal que anda sobre duas pernas tem permitido muitas vantagens de sobrevivência. Mas também vem com alguma bagagem. Manter-nos eretos também nos torna vulneráveis à dor decorrente do sistema músculo-esquelético complicado que nos sustenta.
A fisiologia da dor nas costas
Grande parte da dor nas costas surge das próprias estruturas que nos mantêm eretos - os músculos, os ossos. , as articulações e os discos intervertebrais. Outras estruturas que não são de suporte também podem apresentar dor nas costas. Isso inclui os rins, vesícula biliar, útero e bexiga.
A forma mais comum de dor nas costas vem e vai semelhante ao resfriado comum. A causa geralmente não é clara, e a grande maioria das vezes desaparece sem tratamento.
Dor nas costas como uma "parte da vida"
Chocante, a razão pela qual a dor nas costas se tornou uma das principais As razões pelas quais nos reportamos a um médico ou perdemos tempo no trabalho são porque não pensamos em dor nas costas como “parte da vida”, mas sim como algo quebrado ou algo que precisa ser consertado. Esse erro de percepção impulsionou a dor nas costas de um sintoma comum para uma doença. Este é um processo chamado medicalização, e é a causa do custo desnecessário, tratamentos e tempo fora do trabalho.
Se você pesquisar na Internet, você encontrará muitas reivindicações para o tratamento da dor nas costas. Na realidade, a maioria dos casos de dor nas costas não requer tratamento. Como o resfriado comum ou uma dor de cabeça, a dor nas costas seguirá seu curso e melhorará. Os muitos profissionais de saúde que oferecem atendimento para dores nas costas acabam nos custando dólares desnecessários e perpetuando a noção de que a dor nas costas precisa de tratamento. Em última análise, isso prejudica a confiança do paciente em administrar sua própria dor.> Os pacientes tomam controle
O melhor tratamento para dor nas costas é iniciado, gerenciado e mantido pelo paciente. Não envolve nenhum tratamento sofisticado e consiste principalmente em restaurar atividades da vida diária como caminhar, trabalhar, socializar e, idealmente, fortalecer o núcleo.
Embora haja apresentações ocasionais de dores nas costas que requerem atenção médica, tendência natural da dor nas costas é melhorar. Sabemos agora que a recorrência também é típica e que a melhoria muitas vezes não é completa. Há também um pequeno subconjunto de pacientes cuja dor se torna crônica.
Fortalecer o Core
É minha experiência como um provedor médico que o fortalecimento dos músculos do núcleo irá limitar a freqüência, duração e intensidade das recorrências invariáveis que ocorrem. Também ajudará a tornar a recuperação o mais completa possível.
Eu posso ver como fortalecer o núcleo pareceria contra-intuitivo para quem sofre de dor nas costas. Espera-se que tais exercícios antagonizem a dor nas costas e sejam assim evitados. No entanto, o fortalecimento do núcleo é tipicamente seguro e eficaz, mesmo em face da dor nas costas, especialmente se for feito de forma lenta e progressiva. Alguns pacientes precisarão da ajuda de um profissional para ajudar com a forma e a técnica, mas com o compromisso de fortalecer o núcleo, praticamente todos os que sofrem de dor nas costas serão capazes de se apropriar de seus próprios programas.