Além da corrida, o ciclismo é uma das atividades com maior probabilidade de induzir câimbras. Os especialistas não sabem ao certo o que causa cãibras, mas a desidratação, a fadiga muscular, os desequilíbrios eletrolíticos e a falta de uma rotina de alongamento adequada foram apontados como prováveis culpados. Em casos raros, um distúrbio médico subjacente é o culpado. Muitas cãibras podem ser evitadas tomando medidas simples de autocuidado; no entanto, se você tiver cãibras consistentemente durante a bicicleta, consulte um médico para descartar um problema médico subjacente.
Cólicas
Uma câimbra é definida como uma contração muscular forte e involuntária que não relaxa. Cãibras leves geralmente não duram muito e são apenas um aborrecimento menor, mas câimbras severas são dolorosas e podem durar vários minutos ou horas. Cãibras severas também podem causar o nó do músculo e formar um nódulo. Você pode ter cãibras em qualquer lugar, mas a coxa e panturrilha são as áreas mais comumente afetadas. Cãibras também são comuns nas áreas do abdômen, mãos, pés e costelas. Qualquer um pode ter uma cãibra, mas é comum entre os atletas que participam de provas de resistência. De acordo com o site Cycling Performance Tips, uma amostra de ciclistas que participaram de uma corrida de 100 milhas descobriu que 70% dos participantes do sexo masculino e 30% das participantes do sexo feminino apresentaram cãibras durante a corrida.
Causas
a causa exata das cãibras musculares não é conhecida, a desidratação é frequentemente citada como uma causa possível, particularmente se você estiver pedalando em temperaturas altas. Eletrólitos, particularmente sódio, magnésio, potássio e cálcio, são minerais que conduzem eletricidade e ajudam na contração muscular. Se você não tiver eletrólitos no sangue, porque está suando muito ou não está recebendo o suficiente em sua dieta, você pode ter câimbras. Se você estiver pedalando em um evento de resistência e não estiver em forma, isso pode levar à fadiga muscular, tornando os músculos fracos e suscetíveis a cãibras. Não se alongar antes de pedalar pode ter o mesmo efeito. Em casos raros, um distúrbio médico que afeta seu metabolismo ou nervos pode ser a causa de suas cãibras.
Se você tiver cãibras na panturrilha enquanto anda de bicicleta, elas podem ser remediadas em pé na bicicleta e soltando o calcanhar, o que alongará o músculo. Cãibras na parte da frente da coxa podem ser tratadas movendo a coxa para trás em direção às nádegas. O alongamento pode ser doloroso, mas ajudará os músculos a relaxar e deve parar a cãibra. Beber pequenos goles de água também pode ajudar. Aplicar calor depois de terminar de andar pode ajudar a aliviar a cãibra, relaxando ainda mais o músculo. Se o seu músculo está dolorido ou sensível, aplicar frio é mais apropriado. Se as cãibras persistirem ou forem acompanhadas por tontura ou calafrios, pare de andar e procure atendimento médico; você pode ter insolação.
Prevenção
Para evitar câimbras, faça um aquecimento e um alongamento antes de pedalar. Se você estiver participando de provas de resistência, assegure-se de que esteja treinando adequadamente e não ultrapasse seus limites. Para garantir a hidratação adequada, pegue um rack para colocar uma garrafa de água em sua bicicleta. Beba água antes, durante e depois de pedalar; no entanto, você deve evitar beber demais. Consumir muita água pode levar a um desequilíbrio de sódio em seu corpo, o que pode causar náusea e dores de cabeça. Beber uma bebida reforçada com eletrólitos pode ajudar a hidratar de forma mais eficaz. Evite andar de bicicleta em temperaturas altas, se puder. Faça uma dieta balanceada com muitos alimentos ricos em nutrientes para garantir que esteja recebendo eletrólitos suficientes. Se tomar medidas preventivas não impedir que ocorram câimbras ao andar de bicicleta, consulte um médico.