A fenilalanina é um aminoácido essencial, que são blocos de proteína que você deve obter de fontes alimentares. A L-fenilalanina é encontrada na maioria dos alimentos que contêm proteínas. Seu corpo precisa de quantidades adequadas de fenilalanina para fabricar certos produtos químicos do cérebro que são importantes para o humor. A incapacidade de metabolizar a fenilalanina é um distúrbio genético raro que leva ao retardo mental em recém-nascidos, se não for tratado.
Funções da fenilalanina
A fenilalanina é um precursor da tirosina, outro tipo de aminoácido que é necessário fazer neurotransmissores, como L-dopa, hormônios da tireóide que afetam o metabolismo e hormônios adrenais, como noradrenalina e adrenalina. L-dopa e noradrenalina afetam o humor, razão pela qual diferentes formas de fenilalanina foram propostas para tratar a depressão, de acordo com a "Bioquímica da Nutrição Humana". A fenilalanina também é necessária para produzir melanina, o pigmento da pele.
De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, as crianças precisam de 125 mg de fenilalanina por quilograma de peso corporal, as crianças precisam de 22 a 69 mg /kg e os adultos precisam de pelo menos 14 mg /kg e talvez até 39 mg /kg. Os sintomas da deficiência de fenilalanina incluem confusão, diminuição do estado de alerta, memória defeituosa, depressão, metabolismo lento, falta de energia, apetite reduzido e vitiligo. O vitiligo se desenvolve quando sua pele não produz pigmento de melanina suficiente, por isso manchas de pele branca se desenvolvem. Uma combinação de fenilalanina oral e tópica é usada com luz UV para tratar crianças com vitiligo.
Fontes de Alimentos
A L-fenilalanina é encontrada naturalmente no leite materno de todos os mamíferos e em muitos alimentos ricos em proteínas, como como carne, frango, porco, peixe, leite, iogurte, ovos, queijo, soja, tofu e algumas nozes, sementes e leguminosas, de acordo com a "Contemporary Nutrition". O adoçante artificial aspartame metaboliza em fenilalanina e outros compostos.
Phenylketonuria
Fenilcetonúria, ou PKU, é uma doença genética que ocorre em recém-nascidos que estão faltando uma enzima necessária para usar corretamente a fenilalanina. Consequentemente, níveis elevados de formação de fenilalanina e tornam-se tóxicos, levando a retardo mental permanente se não forem detectados e tratados dentro de três semanas após o nascimento, como citado em "Bioquímica e Doença Humana". Nos Estados Unidos, os recém-nascidos são testados para PKU dentro de 72 horas após o nascimento. Pessoas com PKU devem adotar uma dieta com baixo nível de fenilalanina e tomar suplementos de tirosina.