A intolerância à lactose ocorre quando o intestino delgado não contém a enzima lactase, que é necessária para digerir a lactose do açúcar. Você pode sentir sintomas de gases, inchaço, diarréia e estômago se você comer alimentos que contenham lactose. O tratamento anterior para a intolerância à lactose era evitar esses alimentos ou tomar um suplemento de lactase antes de comer. As recomendações atuais da Academia Americana de Pediatria sugerem que se tente pequenas quantidades de alimentos com lactose para tolerância. Comer alimentos contendo lactose que seu corpo tolera melhor sustenta uma dieta saudável e balanceada.
Quanto é Demais?
Se você tiver intolerância à lactose, determinar o quanto você realmente pode tolerar pode ser um desafio. A Cleveland Clinic recomenda uma dieta de tentativa e erro para ajudar a ver o quanto de lactose você pode incluir em sua dieta. Siga uma dieta sem lactose por duas semanas e depois reintroduza gradualmente os alimentos com lactose. Muitas pessoas podem tolerar até 12 gramas de lactose de cada vez. Leite, iogurte e sorvete são alimentos com alto teor de lactose, com 5 a 8 gramas por porção. Manteiga e queijos processados e envelhecidos contêm menores quantidades de lactose por porção, com até 2 gramas.
Alimentos para evitar
Em uma dieta com restrição de lactose, leia os ingredientes nos rótulos dos alimentos para verificar se o item contém lactose. Evite ou monitore a tolerância de qualquer produto que contenha leite, sólidos de leite, leite em pó, leite maltado, creme, manteiga, soro de leite, coalhada ou margarina. Leite e produtos lácteos são altas fontes de lactose; evitá-los ou comê-los em quantidades limitadas. Além disso, verifique os ingredientes em pães preparados, grãos, carnes, legumes, frutas e sobremesas para garantir a lactose não foi adicionado durante o processo de preparação.
Alimentos para comer
Para substituir os alimentos que contêm lactose em sua dieta experimente diferentes alimentos e sabores. Substitua o leite por arroz sem lactose, soja ou leite de amêndoa. Em vez de iogurte ou queijo feito com leite, selecione iogurte de soja ou queijo à base de amêndoa. Certos queijos, como o suíço, cheddar, parmesão, creme, ricota e cottage, são mais pobres em lactose. Dê-lhes um julgamento por tolerância. Grãos, carne, frutas, vegetais e sobremesas, como sorvete de frutas, sorvetes ou gelatina, não devem causar nenhum sintoma de indigestão, a menos que sejam feitos com produtos que contenham lactose. fonte de cálcio e vitamina D. A ingestão dietética recomendada para cálcio varia de 700 miligramas por dia em crianças muito jovens a 1.000 miligramas para a maioria dos adultos e 1.200 miligramas por dia em mulheres com 51 anos ou mais. Recomendações de gravidez ou lactação aumentam, com um RDA de 1.300 miligramas de cálcio. A RDA para vitamina D para crianças e adultos varia entre 600 e 800 unidades internacionais por dia. Se você não pode comer produtos lácteos por causa da intolerância à lactose, converse com seu médico ou nutricionista sobre a necessidade de suplementar cálcio e vitamina D em sua dieta.