casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Dieta para pacientes com leucemia

A leucemia é um câncer que geralmente começa nos glóbulos brancos, fazendo com que as células se multipliquem rapidamente e funcionem de forma anormal. Os glóbulos brancos são células que combatem infecções no corpo. À medida que progride, a leucemia pode afetar o sistema linfático, a medula óssea e o sistema mielogênico. Por causa desses fatores, os pacientes com leucemia costumam ser encorajados a comer uma dieta especial.

Propósito Um paciente com leucemia precisa fazer uma dieta que minimize o risco de infecção, forneça força para combater a leucemia e permita corpo para trabalhar otimamente para curar. Como a leucemia é um câncer no sangue que começa nos glóbulos brancos e leva à diminuição do funcionamento do sistema imunológico, a maneira como os alimentos são preparados para pacientes com leucemia é tão importante quanto os alimentos que ingerem.

Considerações Como leucemia os pacientes passam pelo tratamento, a contagem absoluta de neutrófilos, ou ANC, começa a diminuir. O ANC está diretamente relacionado à capacidade de combater infecções. Um paciente com ANC inferior a 500 células /mm3 é considerado neutropênico, o que significa que o sistema imunológico do paciente não é forte o suficiente para combater infecções, observa o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Quando os pacientes são neutropênicos, eles devem ser extremamente cuidadosos com o que comem devido a doenças e germes transmitidos por alimentos.

Do dia do diagnóstico, um paciente com leucemia é estimulado a começar a comer uma dieta saudável. Durante o período em que os pacientes não são considerados neutropênicos, eles podem comer uma dieta básica saudável, construída sobre a pirâmide alimentar; entretanto, proteínas e grãos integrais adicionais são geralmente recomendados. Pacientes com leucemia podem seguir essa dieta básica até que sejam classificados como neutropênicos. A partir do momento em que o paciente é diagnosticado como neutropênico até a ANC voltar a níveis aceitáveis, o paciente deve seguir uma dieta neutropênica.

Uma dieta regular para um paciente com leucemia envolve comer proteína magra, fresca vegetais, produtos lácteos, frutas frescas, grãos integrais e algumas gorduras. Uma dieta neutropênica envolve comer legumes e frutas bem cozidos, proteína magra bem feita, apenas produtos lácteos pasteurizados e grãos integrais livres de contaminação.

Aviso

Antes de preparar alimentos para um paciente com leucemia, você deve limpar completamente todas as superfícies de alimentos para evitar o risco de contaminação dos alimentos. Carnes cruas e vegetais crus e frutas devem ser mantidos longe de alimentos preparados. Independentemente do CNA do paciente, todas as frutas e vegetais devem ser cuidadosamente lavados antes de serem comidos ou preparados. Todos os restos de alimentos devem ser prontamente refrigerados e, em seguida, completamente aquecidos antes de comer e devem ser consumidos dentro de 24 horas após a cozedura inicial dos alimentos. O não cumprimento dessas diretrizes básicas de segurança alimentar pode introduzir infecções e causar complicações no tratamento para o paciente.