A gota é uma forma de artrite que se desenvolve quando o excesso de ácido úrico forma cristais em uma única articulação. Seus sintomas, como dor intensa nas articulações, inchaço e vermelhidão, podem surgir em surtos repentinos conhecidos como ataques de gota. Embora várias articulações possam ser afetadas, a articulação do dedão do pé é a mais comum, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Além de tratamento médico, alimentos saudáveis, incluindo aveia, podem ajudar a gerenciar seus sintomas.
O tratamento dietético para a gota tem como objetivo prevenir e controlar os níveis elevados de ácido úrico, que podem desencadear crises de sintomas. O Instituto Nacional de Artrite e Doenças Musculosqueléticas e da Pele recomenda limitar os alimentos que são ricos em substâncias naturais chamadas purinas, que provocam a produção de ácido úrico. Enquanto carnes orgânicas, peixes gordurosos e leveduras são ricos em purinas, grãos integrais, incluindo aveia, não são. Como alimento rico em fibras, a aveia promove o controle do apetite e pode facilitar o processo de controle de peso, protegendo contra a tensão articular causada pelo excesso de peso corporal. Uma meia xícara de aveia seca fornece 4 gramas de fibra e 5 gramas de proteína. A aveia também fornece antioxidantes, como o selênio. Antioxidantes suportam a capacidade do seu corpo para resistir e curar de infecções e doenças.
Potenciais Riscos
O UMMC recomenda que pessoas com gota evitem potenciais alérgenos alimentares, incluindo glúten - uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio . Embora a aveia não contenha naturalmente glúten, as variedades comerciais são frequentemente contaminadas com cevada ou trigo. A maneira como você prepara a aveia também pode melhorar o seu bem-estar. A farinha de aveia instantânea, que é mais processada e potencialmente menos nutritiva do que a aveia cortada em aveludado e antiga, não deve ser coberta com açúcar mascavo porque acrescenta calorias "vazias" ou calorias desprovidas de nutrientes. Alimentos açucarados também podem compensar seus níveis de açúcar no sangue, levando ao aumento do apetite e ganho de peso. Preparar aveia com leite integral adiciona quantidades consideráveis de gordura saturada e colesterol, o que pode aumentar o risco de inflamação e doenças cardíacas.
Sugestões
Para obter os melhores benefícios nutricionais, escolha a aveia antiaderente ou cortada em aço. Alimentos ricos em antioxidantes, especialmente cerejas, podem ajudar a prevenir ataques de gota, de acordo com o UMMC. Para antioxidantes adicionados, aveia superior com cerejas, mirtilos, morangos ou framboesas. O leite com baixo teor de gordura pode ajudar a diminuir os níveis de ácido úrico, portanto prepare aveia com leite magro ou desnatado em vez de água ou leite integral. Alternativas nutritivas ao açúcar mascavo incluem a estévia, que é uma erva naturalmente doce e rica em antioxidantes, e xarope de bordo puro. Se os alimentos que contêm levedura, como trigo e pão branco, pioram seus sintomas, escolha aveia.
Outros alimentos úteis
Para diminuir os níveis de ácido úrico, o Centro Médico Langone da Universidade de Nova York recomenda enfatizar proteína, como feijão, lentilha e tofu. Escolha frutas frescas sobre sucos, frutas enlatadas e secas, que normalmente contêm menos fibras e grandes quantidades de açúcares naturais ou artificiais. Para bem-estar geral e redução da inflamação, substitua a manteiga, a margarina e os queijos com alto teor de gordura por nozes, sementes e óleos vegetais, como a canola, que fornece ácidos graxos essenciais. Outros grãos integrais nutritivos incluem arroz integral, arroz silvestre, cevada perolada e pipoca. Arroz e pipoca são sem glúten. Ao comprar pães, cereais e massas, verifique os rótulos nutricionais para garantir que os grãos integrais sejam listados como ingredientes principais. , , ] ]