casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Valor nutricional de alimentos fermentados

Alimentos fermentados são comumente usados ​​em todo o mundo em quantidades variáveis. Diferentes áreas do mundo desenvolveram alimentos fermentados que melhoram suas dietas, especialmente em épocas de dificuldades. Consumir esses alimentos pode proporcionar benefícios nutricionais além dos alimentos não fermentados, o que é particularmente importante em áreas do mundo onde a desnutrição é prevalente.

Tipos de alimentos fermentados

Uma variedade de alimentos pode ser fermentada. Isso inclui bebidas, frutas, legumes, grãos e até mesmo coisas que são normalmente consideradas resíduos, como ossos. Uma vez fermentados, esses alimentos podem ser usados ​​como condimentos, molhos, condimentos, acompanhamentos ou ingredientes em pratos principais. As bebidas podem ser alcoólicas ou não, dependendo da preparação. Alguns dos produtos fermentados mais conhecidos incluem iogurte, kimchi, leitelho, molho de soja, missô, mandioca, picles e chucrute.

Usos tradicionais

Fermentar alimentos pode preservá-los para que durem mais tempo, facilitando-os para digerir, tornar comestíveis alimentos inseguros ou comestíveis e tornar os alimentos mais nutritivos. Durante o tempo de escassez de alimentos, as coisas que normalmente não são comidas podem ser fermentadas para torná-las mais palatáveis. Os probióticos também são encontrados em muitos alimentos fermentados, portanto, esses alimentos podem reduzir o risco de diarréia. O sabor forte dos alimentos fermentados é útil para adicionar sabor a dietas que, de outra forma, poderiam ser brandas.

Prevenir a desnutrição

Comer alimentos fermentados pode ajudar a prevenir a desnutrição de três maneiras. Primeiro, a fermentação torna mais alimentos disponíveis em geral. Segundo, o processo de fermentação de alimentos aumenta a quantidade de certas vitaminas e minerais nos alimentos, incluindo biotina, ácido nicotínico, riboflavina, tiamina e vitamina B12. Finalmente, fermentar alguns alimentos os torna mais fáceis de digerir, quebrando fibras que normalmente não seriam capazes de digerir e transformando-as em açúcares que você pode digerir. Isso aumenta a quantidade de calorias que você recebe da comida. A lactose também é parcialmente quebrada durante a fermentação, tornando o iogurte mais fácil de consumir para aqueles que são intolerantes à lactose.

Prevenindo a doença causada por alimentos

Alimentos contaminados com certos tipos de bactérias podem causar diarréia, o que pode levar a desnutrição. Fermentar alimentos cria condições que são hostis para esses tipos de bactérias, matando alguns tipos e impedindo que outros contaminem esses alimentos, tornando menos provável que os alimentos fermentados causem doenças causadas por alimentos. Esses alimentos também tendem a ter bactérias amigáveis, ou probióticos, que ajudam a prevenir esses tipos de infecções. Esses nutrientes também ajudam a fortalecer o sistema imunológico contra outras doenças.