casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Dieta de Atkins e problemas de fígado

Embora seja indeterminado se a dieta de Atkins pode ou não causar problemas no fígado, a substituição de carboidratos por proteína, como recomenda a dieta de Atkins, não é recomendada para pessoas com doenças existentes no fígado. Seu fígado é o principal responsável por metabolizar a energia de carboidratos, gorduras e proteínas, e a dieta de Atkins cria um desequilíbrio na dieta desses nutrientes, afetando diretamente o funcionamento do fígado. Por outro lado, um estudo recente indica que essa dieta baixa em carboidratos pode ser vantajosa para pessoas que sofrem de doença hepática gordurosa não alcoólica, ou DHGNA, no entanto. O impacto da cetose - A dieta de Atkins envia seu corpo em um estado de cetose, em que deve recorrer à queima de gordura para energia, em vez de a energia rápida e fácil de carboidratos. Isso resulta em perda de peso, pelo menos a curto prazo. Mas é principalmente o fígado que metaboliza a gordura como energia. Portanto, se você entrar em cetose de acordo com as diretrizes da Dieta Atkins, isso fará com que seu fígado trabalhe mais, de acordo com o site Hep C Primer. Se o seu fígado não está funcionando com eficiência máxima, para começar, cetose pode causar ainda mais danos e ser potencialmente fatais.

Impacto do aumento da proteína

Proteína ajuda a reparar o tecido danificado. De acordo com a American Liver Foundation, ela pode regenerar as células do fígado. Mas, como o processamento da gordura envolvida na cetose, a proteína é mais difícil para o fígado metabolizar também. Para cirrose, a Fundação Americana do Fígado recomenda uma dieta balanceada que inclua proteínas para a saúde celular e sugere que você fale com seu médico sobre quanto você deve ingerir para não sobrecarregar seu fígado consumindo muito.

Impacto da Redução Carboidratos - Se você tem doença hepática, deve ingerir mais carboidratos, e não menos, porque eles são mais fáceis para o fígado processar, de acordo com o Hep C Primer. O site cita a Dra. Melissa Palmer como indicando que, idealmente, você deve ingerir 400 g de carboidratos por dia com disfunção hepática. Comparativamente, dieters começam a primeira fase da dieta de Atkins, consumindo apenas 20 g de carboidratos por dia. A Fundação Americana do Fígado também recomenda comer muita fibra se você sofre de doença hepática gordurosa, e a Dieta Atkins limita as fontes de fibra também, especialmente em sua fase inicial de indução.

Efeito na Gordura do Fígado