Seu corpo é uma máquina biológica, necessitando de combustível para gerar a energia necessária para conduzir os negócios da vida. Você "abastece" cada vez que você come. O combustível preferido do seu corpo é o açúcar, a forma mais simples de carboidratos. Seu corpo também pode usar gorduras e proteínas como combustível, se necessário. Açúcares únicos, ou monossacarídeos, são absorvidos em sua corrente sanguínea após o sistema digestivo liberá-los dos alimentos que você consome.
Os principais jogadores de
Os monossacarídeos em sua dieta incluem glicose, frutose e galactose. Mel e frutas contêm quantidades significativas de frutose e glicose; galactose é menos comum em frutas. O aditivo alimentar xarope de milho rico em frutose, ou HFCS, também contém uma grande quantidade de glicose e frutose monossacarídeos.
Digestão Pregástrica
A digestão pré-gástrica é o termo médico para processos digestivos que ocorrem antes de chegar ao alimento. estômago. A digestão de monossacarídeos e outros nutrientes começa com a mastigação. Moer alimentos em pequenos pedaços com os dentes torna mais acessível para os processos digestivos que ocorrem em seu estômago e intestino delgado. Sua saliva contém uma enzima chamada amilase salivar, que inicia a decomposição de açúcares complexos, liberando alguns monossacarídeos dos alimentos antes de passar para o estômago.
Digestão gástrica O estômago é o processador de alimentos do sistema digestivo. . Células de revestimento do estômago secretam muco, ácido e enzimas, que ajudam a liquefazer a comida à medida que fortes contrações musculares agitam o conteúdo do estômago. Quando uma refeição se liquefaz em seu estômago, os monossacarídeos presentes nos alimentos que você consumiu são liberados na mistura espessa de fluidos conhecida como quimo. Embora a digestão física de monossacarídeos e outros carboidratos ocorra em seu estômago, nenhuma degradação química de carboidratos ocorre durante a fase gástrica da digestão. Seu estômago libera lentamente o quimo totalmente processado em seu intestino delgado para a próxima fase de digestão e absorção.
Digestão e Absorção Intestinal A maior parte da digestão química dos alimentos que você consome ocorre em seu intestino delgado. Os monossacarídeos, no entanto, são únicos, pois são absorvidos diretamente do quimo sem mais danos após chegar ao intestino delgado. As células que revestem o intestino delgado absorvem glicose e galactose através de um transportador chamado SGLUT-1. O S em nome deste transportador refere-se ao sódio, que é absorvido juntamente com glicose e galactose. A frutose entra nas células do revestimento intestinal através de um transportador diferente conhecido como GLUT5; o sódio não acompanha a frutose com este transportador.
Uma vez dentro das células do revestimento intestinal, os monossacarídeos são transferidos para outro transportador chamado GLUT-2, que exporta os açúcares para a corrente sanguínea. Grandes porções dos monossacarídeos que entram na corrente sanguínea são captadas pelo fígado ou pelas células musculares para o processamento metabólico.