casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que é proteína Tau?

A proteína tau estabiliza a estrutura dentro das células nervosas que as células precisam dividir, transportar substâncias e usar como suporte. Se esta proteína se tornar anormal, formará fibras torcidas dentro das células nervosas e as destruirá, o que causa várias doenças neurológicas. Uma proteína tau anormal pode causar emaranhados dentro das células nervosas de uma pessoa com Alzheimer e células nervosas inchadas em pessoas que têm doença de Pick ou degeneração corticobasal.

O que é uma proteína Tau?

A proteína tau é encontrada em todas as células nervosas e estabiliza os microtúbulos da célula; isto é, estabiliza a estrutura que suporta a célula, transporta substâncias dentro da célula e ajuda a célula a se dividir. Em um artigo publicado na edição de abril de 2004 de “Physiological Reviews”, Jesus Avila afirma que, se o fósforo se liga a vários locais da proteína tau, a proteína romperá os microtúbulos e formará fibras torcidas. Essas fibras torcidas e anormais podem danificar as células nervosas e levar a vários distúrbios, incluindo a doença de Alzheimer, doença de Pick e degeneração corticobasal.

A doença de Alzheimer e a proteína Tau

Mais de 65% da população idosa com A demência tem a doença de Alzheimer, de acordo com “O Manual Merck para Profissionais da Saúde”. Pessoas com doença de Alzheimer perderam células nervosas, áreas no cérebro onde uma proteína beta-amilóide se acumulou e causa danos e áreas onde o próprio cérebro foi desperdiçado. Eles também têm fibras trançadas da proteína tau, chamadas emaranhados neurofibrilares, dentro de muitas das células nervosas remanescentes no cérebro. Proteína tau anormal também pode estar no líquido cefalorraquidiano que circula e protege o cérebro e a medula espinhal.

A doença de Pick e a proteína Tau

A doença de Pick é uma doença rara na qual o comportamento do paciente muda; problemas com o pensamento e a fala começam em uma idade mais jovem do que naqueles com doença de Alzheimer. Nesse distúrbio, as células nervosas inchadas, chamadas células Pick, e substâncias dentro das células chamadas de corpos Pick são feitas de proteína tau anormal. Semelhante à doença de Alzheimer, as pessoas com Pick perdem as células nervosas e têm áreas encolhidas no cérebro, mas as áreas afetadas são diferentes, escreve Victor Valcour, MD, Professor Adjunto Clínico de Geriatria em Neurologia da Universidade da Califórnia em “Hazzard's Geriatric Medicine”. e Gerontologia.

Degeneração Corticobasal e Proteína Tau

Degeneração Corticobasal é uma doença rara que afeta a meia-idade e os idosos, segundo Roger Simon, MD, Diretor de Pesquisa em Neurobiologia da Legacy Health Systems em "Neurologia Clínica". Inicialmente, as pessoas com esse distúrbio têm células nervosas inchadas no córtex e nas áreas do gânglio basal do cérebro, mas as células degenerarão. As células nervosas são destruídas porque há filamentos dentro delas que contêm fibras torcidas da proteína tau. Como resultado, as pessoas com esse distúrbio ficarão muito instáveis ​​quando andarem ou ficarem parados.