Entorses são uma lesão comum e irritante entre os corredores. Eles fazem com que você perca valioso tempo de execução e afete sua programação de treinamento para as próximas corridas nas quais você está participando. Corredores normalmente sofrem de entorses de tornozelo, embora entorses de joelho também são possíveis. Se você foi diagnosticado com uma pequena entorse, você estará de volta ao seu tênis mais rápido se você descansar e seguir certas diretrizes de recuperação - incluindo aquelas delineadas pelo seu médico.
Entorses Menores
Entorse são classificados de acordo com a gravidade como grau 1, grau 2 ou grau 3. Entorses de grau 1 também são chamados de entorses menores ou leves, ocorrendo quando os ligamentos ao redor da articulação são esticados. Esse alongamento causa uma pequena quantidade de dano à área. Em uma entorse menor, você terá dor e sensibilidade em seu tornozelo ou joelho. Você também verá um leve inchaço ao redor da articulação, mas não deve haver instabilidade; A instabilidade é um sinal de entorse de grau 2 ou grau 3. Entre os três tipos de entorse, entorses menores têm o menor tempo de recuperação.
Tratamento e período de descanso
Nas primeiras 72 horas após a entorse, aplique gelo no tornozelo ou joelho por 20 minutos a cada hora que você está acordado, mantendo-o elevado acima do seu coração por pelo menos 24 horas. Enrole sua articulação afetada em uma bandagem de compressão para fornecer suporte e limitar o inchaço. Ande e ponha peso na perna afetada assim que ela se sentir confortável. Você terá que tirar um tempo de corrida para dar a sua lesão uma chance de curar.
Correr após uma entorse de tornozelo
Quando você finalmente voltar a correr, o tornozelo deve se sentir forte. Antes de fazer sua primeira corrida, você deve ser capaz de se equilibrar confortavelmente em pé sobre a perna ferida, e você deve ser capaz de pular de lado sobre uma toalha 15 vezes sem dor. Retomar seu treinamento gradualmente, indo para uma corrida lenta ao longo de terreno mesmo. Com o tempo, você pode desenvolver seu cronograma de treinamento pré-lesão. Use um suporte de tornozelo por pelo menos seis meses após sua entorse, no entanto.
Correr após uma entorse do joelho
Você pode voltar a correr com segurança quando tiver força total e amplitude de movimento em seu joelho, de acordo com a Clínica Ortopédica de Ciências do Esporte. Você também deve ser capaz de correr ou correr em linha reta, em uma figura 8 e em um padrão em ziguezague, nessa ordem, sem mancar ou dor. Certifique-se de que você pode pular nas duas pernas e apenas na perna ferida sem dor. Seu médico pode aconselhá-lo a usar uma cinta de joelho durante a atividade.
Buscar Orientação
Sempre peça ao seu médico que avalie sua lesão para determinar a gravidade. Acima de tudo, siga suas orientações quando se trata de tratamento e tempo de recuperação. Correr muito cedo depois de uma entorse pode causar uma nova lesão e levar a outros problemas. Retorne ao seu programa em execução com moderação e interrompa a execução se tiver alguma dor.