Um tornozelo fraturado pode ser tão simples quanto uma pequena rachadura ou tão complicado quanto vários pedaços de osso que perfuram a pele. As fraturas do tornozelo são causadas pela torção ou rotação do tornozelo, tropeçar ou cair desajeitadamente ou por trauma. Os tratamentos para uma fratura de tornozelo podem variar de repouso e medicação para cirurgia, afirma a Clínica Mayo. Uma vez que o tornozelo lesionado pode suportar o peso novamente, existem exercícios específicos que podem ser realizados para promover a recuperação. O aumento gradual do número de passos percorridos irá promover uma recuperação saudável após uma fratura no tornozelo. Como o tornozelo e o pé estão imóveis há algum tempo, é necessário fortalecer os músculos que sustentam o tornozelo e soltar ligamentos e músculos apertados. Andar com muletas é o primeiro passo para a reabilitação. Um paciente reabilitador deve suportar tanto peso no tornozelo que seja tolerável, por tantos passos quanto sua dor permitir. O número de passos percorridos por dia deve aumentar gradualmente. Ele deve parar se a dor se tornar grave ou se notar que o tornozelo está inchando. Após cada tentativa de caminhada, ele deve elevar o tornozelo e aplicar gelo, se necessário. Recomendações de caminhada específicas de médicos e fisioterapeutas devem sempre ser seguidas.
Aumentar a amplitude de movimento do tornozelo também é necessário para uma recuperação adequada. Durante os períodos de imobilidade, os ligamentos que seguram os ossos do tornozelo juntos podem apertar e dificultar a caminhada. Letras do alfabeto podem melhorar a amplitude de movimento de forma significativa, se feito de forma consistente.
Para realizar, um paciente em reabilitação deve fingir que o dedão é um lápis. Ela deveria escrever o alfabeto no ar. Este exercício deve ser realizado duas a três vezes por sessão. Ela deve realizar este exercício diariamente até que ela esteja andando regularmente, sem muletas.
Aumento da panturrilha
Aumento da panturrilha é um exercício que irá aumentar a força dos músculos que suportam o tornozelo. Este exercício aumenta especificamente a força do músculo da panturrilha e dos músculos do tibial anterior, que é o músculo ao longo da frente da tíbia. Aumentar a força dos músculos ao redor do tornozelo reduzirá o risco de uma futura fratura.
Para realizar, o paciente deve ficar em um degrau ou livro, com os calcanhares pendurados na borda posterior. Segurando em uma parede ou trilho da escada para suporte de equilíbrio, ele deve, então, ficar o mais alto possível sobre os dedos. Essa posição deve ser mantida por 3 segundos. Agora, ele deve levar 3 segundos para retornar à posição inicial. Dez a 15 repetições deste exercício em dois ou três conjuntos, ou conforme tolerado, devem ser realizadas. , , ] ]