casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Exercícios Respiratórios Controlados para Fibrose Pulmonar

A fibrose pulmonar é uma condição respiratória grave que resulta em cicatrizes pulmonares. De acordo com Mayo Clinic.com, lesões no tecido profundo dos pulmões irão endurecer a área e dificultar a respiração. "Causes of trauma will vary.", 3, [[A exposição a longo prazo a poluentes ambientais pode ser um fator. Outras possibilidades incluem quimioterapia, doença crônica e infecções repetidas. Às vezes, a causa exata é idiopática ou desconhecida. Exercícios respiratórios básicos podem melhorar a função pulmonar e aliviar os problemas respiratórios.

Fisioterapia do pulmão: Para entender os mecanismos por trás dessa doença, você precisa saber um pouco sobre seus pulmões e como eles funcionam. Quando você inala, músculos, como o diafragma, puxam para baixo para alterar a pressão do ar no peito. Isso faz com que o ar entre e expanda os pulmões. Quando você expira, o processo se inverte. Os músculos relaxam e aumentam a pressão, empurrando e esvaziando os pulmões. Indivíduos com fibrose pulmonar apresentam lesões repetidas nos sacos internos dos pulmões, conhecidos como alvéolos. Toda vez que os alvéolos precisam se recuperar desse dano, forma-se um tecido cicatricial ao redor dos sacos. Isso reduz a expansão dos pulmões.

Respiração do lábio amamentada

Este é um exercício que ajudará se você ficar com falta de ar devido à fibrose pulmonar. Sente-se em uma cadeira com as costas retas. Relaxe os músculos do pescoço e ombros. Respire lentamente pelo nariz. A respiração não deve ser profunda, não force os pulmões a se expandirem completamente. Continue inalando até a contagem de dois. Enrugue seus lábios, como se estivesse se preparando para assobiar, e sopre o ar lentamente por quatro contagens. Use o método do lábio franzido por vários minutos até que a respiração volte ao normal e você se sinta confortável.

Respiração Diafragmática

Esta técnica fortalecerá o diafragma, o músculo grande sob as costelas que altera a pressão do ar nos pulmões. Indivíduos com doenças respiratórias tendem a ter diafragmas fracos devido à dificuldade de respirar. Deite-se de costas com os joelhos flexionados. Coloque um travesseiro sob sua cabeça para apoio. Coloque uma mão no peito e a outra abaixo da caixa torácica. Respire pelo nariz por duas vezes. Tente expandir seus pulmões da forma mais completa possível. Você deve sentir seu estômago pressionado contra a mão que está sob a caixa torácica. Expire e puxe os músculos do estômago para dentro, como se estivesse tentando tocar suas costas. Isso força os pulmões a esvaziar completamente. Continue este exercício por vários minutos para construir o músculo diafragma. Depois de algum tempo, quando ficar mais forte, repita este exercício sentado em uma cadeira.

Tosse forçada

A tosse forçada é uma técnica para remover o excesso de muco das vias aéreas. Segundo o site Know COPD, o acúmulo de muco é um problema comum para aqueles com doenças respiratórias, como a fibrose pulmonar. Sente-se em uma cadeira com as costas retas e os pés pressionados contra o chão. Respire profundamente e sinta o diafragma se expandir. Prenda a respiração por três contagens. Isso pode trazer excesso de muco. Expulsar o muco em um tecido e descartar. Repita até que as vias aéreas se sintam livres de muco.

, , ] ]