A escoliose, ou curvatura da coluna vertebral, pode causar dor lombar e dificuldade para respirar. As posturas físicas do Yoga, chamadas asanas, fortalecem e alongam os músculos que sustentam a coluna. Técnicas de respiração, chamadas de pranayama, asseguram que você está respirando completamente enquanto libera a tensão e relaxa. Consulte o seu médico antes de começar uma nova prática, e deixe-o saber de qualquer dor que você esteja experimentando.
Respire
Pratique a respiração ujjayi, ou a respiração da vitória. Isso ajuda você a se concentrar, acalma seu sistema nervoso e mantém sua respiração fluindo livremente. Comece dizendo a palavra "ha". Observe onde o som se origina em sua garganta. Agora, crie esse som enquanto inspira e expira. Use a respiração do ujjayi em toda a sua prática e sempre que precisar relaxar.
Afrouxe sua espinha
Faça pose de gato /vaca para abrir a coluna e liberar a tensão. Comece em suas mãos e joelhos, com os dedos dos pés para baixo. Ao expirar, curve a coluna para cima em uma forma de "C" e olhe para trás em direção às pernas, para a postura do gato. Ao inspirar, olhe para a frente e alcance o assento para cima, para a posição de vaca. Repita mais nove vezes, combinando seus movimentos com a sua respiração.
Encontre seu Centro -
Fique em tadasana, ou pose de montanha. Coloque os pés na largura dos quadris e relaxe os braços ao lado do corpo. Ative e fortaleça os músculos das pernas levantando os dedos dos pés e espalhando-os para fora. Traga a parte interna das coxas para trás e separe o cóccix para baixo enquanto você desenha o umbigo na direção da coluna e alonga as laterais do corpo. Inspire e levante os braços acima da cabeça. Relaxe seus ombros para baixo. Enfie seus dedos juntos e vire as palmas das mãos para cima.
Alongar sua espinha
Coloque as palmas das mãos na parede na altura dos ombros. Caminhe seus pés para trás de modo que eles fiquem diretamente sob seus quadris e seu corpo esteja em uma forma de "L" invertida. Mantenha a cabeça entre os braços. Traga a parte interna das coxas para trás e coloque o cóccix para baixo. Alongar a coluna em direção à parede e deslize os ombros pelas costas. Mantenha o seu umbigo levantado e respire no corpo de trás. Mantenha essa postura por algumas respirações.
Relaxe
Faça a postura da criança ajoelhando-se no chão com os pés juntos e os joelhos afastados. Sente-se de pé e mantenha a pélvis enraizada enquanto alonga a coluna, incline-se para a frente e coloque a testa no chão. Estique os braços acima e coloque as pontas dos dedos no chão. Traga a base de suas omoplatas uma contra a outra para abrir o seu peito. Concentre-se em sua respiração e mantenha essa postura por três a cinco minutos.