A dieta de Atkins é um tipo de dieta baixa = carboidratos. Por causa da restrição da ingestão de carboidratos, seu corpo pode começar a sentir cãibras nas extremidades, como as pernas. A razão para isso é principalmente devido à restrição de carboidratos, mas também pode ter outras causas relacionadas à dieta. Cãibras nas pernas pode ser doloroso e encontrar uma solução é uma prioridade.
Sinais
Se você está seguindo a dieta Atkins, você pode experimentar uma mudança em como você se sente durante os primeiros três a quatro dias no programa. . Um sintoma comum é cãibras nas pernas e nos músculos. Uma cãibra nas pernas pode ser algo tão leve quanto um leve desconforto de um músculo puxado ou comprimido até uma cãibra que causa espasmos musculares e dor extrema. A maioria das cãibras nas pernas começa na área da panturrilha e parece que o músculo está extremamente tenso, dificultando a movimentação ou a pressão. Em alguns casos, você pode ver seu músculo distorcer ou contrair-se sob a pele. Uma dor aguda e penetrante pode começar no músculo e se ramificar através do pé e da perna. Seu nervo ciático, que se encontra na parte superior do quadril, também pode se agravar, resultando em dor penetrante no nervo que pode dificultar a caminhada. Outras áreas que são propensas a cólicas incluem os isquiotibiais e quadríceps.
Causas
Existem várias causas de cãibras nas pernas quando você está na dieta Atkins. Uma das principais causas é a cetose. À medida que seu corpo passa da queima de carboidratos para energia a usar sua própria gordura corporal armazenada, o corpo pode começar a se voltar para os músculos para obter energia adicional. Uma vez que seu corpo se ajusta ao uso de gordura como fonte de combustível, as cãibras musculares devem diminuir. Se você está se exercitando com a dieta de Atkins, você pode aumentar o risco de cãibras nas pernas. Certificar-se de que você fique hidratado enquanto estiver na Atkins pode ajudar a prevenir cãibras nas pernas. Desidratação grave e até leve pode causar perda de sais, minerais e eletrólitos, causando espasmos musculares e cólicas.
Porque a dor de uma cãibra nas pernas pode ser intensa em Atkins, fazendo com que os músculos relaxem é uma prioridade. Pare imediatamente a sua atividade física e faça uma pausa. Certifique-se de tirar todo o peso do corpo da perna até a cãibra diminuir. Sua primeira resposta pode ser esticar os músculos para reviver a cãibra; em vez disso, tente relaxar e manter a perna parada até que as cãibras diminuam. Uma vez que o espasmo ou cãibras acabaram, lentamente comece a alongar os músculos da área - segure por alguns segundos e repita até se sentir confortável o suficiente para andar novamente.
Prevenção
Certifique-se de estar seguindo Atkins corretamente e tomar um suplemento vitamínico diário que inclui potássio e vitamina E. Beber pelo menos oito 8 oz. copos de água ajudarão a manter os níveis de eletrólitos elevados e a manter o líquido em seus músculos e articulações. Cólicas devem diminuir quando o corpo se ajustar a um estilo de vida com baixo teor de carboidratos. Se a incidência de cãibras nas pernas persistir além de alguns dias ou as cólicas durarem mais de 30 minutos, procure um médico.