Crescimento rápido e altos níveis de atividade são comuns na vida de muitas crianças. Eles também são fatores comuns que contribuem para a ocorrência de cãibras musculares nas pernas e pés. Uma cãibra é o súbito encurtamento e contração de um músculo, que freqüentemente resulta em dor. Tratamento de cãibras nos pés envolve principalmente ajudar o músculo afetado a alongar e relaxar.
Alongamento
O movimento suave e alongamento alonga e solta um músculo dolorido apertado. Incentive seu filho a ficar de pé e andar devagar sobre o pé dolorido. Para mais de um trecho, ele pode se sentar com os joelhos retos e puxar os dedos para cima em direção ao corpo. Faça todos os alongamentos devagar e com cuidado até que o músculo dolorido comece a relaxar.
Massagem
Esfregue suavemente a área dolorida. Você pode sentir que o músculo contraído é mais duro do que os músculos e tecidos ao seu redor. Continue a aplicar uma leve pressão até que a tensão e o desconforto muscular diminuam, aproximadamente cinco a dez minutos. Seu filho pode massagear a área de forma independente, sentado em uma cadeira e enrolar uma bola de tênis ou rolo no chão sob o pé dolorido.
Calor
Mantenha o pé aquecido para ajudar os músculos a relaxar e aumentar a circulação para a área. Mergulhe o pé dolorido em água morna ou faça o seu filho tomar um banho quente. Usar meias ou chinelos quentes para capturar e manter o próprio calor do corpo também é útil. A chave é manter o músculo aquecido, mas não quente, porque o calor excessivo pode aumentar a inflamação.
Medicação
Os primeiros três tratamentos não medicamentosos são mais importantes e mais eficazes. No entanto, se a dor permanece após o alongamento, massageando e proporcionando calor suave para o pé e interferindo com a marcha da criança, um anti-inflamatório pode ajudar no alívio da dor. O desconforto persistente é provavelmente o resultado da inflamação em torno do músculo que causa cãibras irritadas. O seu filho pode tomar Ibuprofeno de acordo com as instruções de dosagem do fabricante para a sua idade e peso.
Address Outros Factores Contribuintes
A desidratação afecta a capacidade do organismo para mover eficazmente nutrientes e produtos químicos mensageiros ao redor, e está relacionado a cólicas. Incentive seu filho a beber muitos líquidos durante atividades de alta intensidade e em climas quentes. Os desequilíbrios eletrolíticos interferem na capacidade do corpo de enviar sinais aos músculos. Cálcio, potássio, magnésio e sódio são importantes para este processo. Uma dieta equilibrada incluindo esses nutrientes pode ajudar na prevenção de cãibras. Certifique-se de que o seu filho aquece adequadamente antes do exercício e depois esfria. Isso diminui a probabilidade de cãibras e o risco geral de lesão. O mau alinhamento dos pés ou pernas ou áreas desproporcionalmente apertadas ou fracas pode causar sobrecarga nos músculos dos pés. Se a cãibra for um problema crónico, o médico do seu filho poderá recomendar exercícios, terapia, calçado de apoio ou ortopedia. , , ] ]