A corrida em esteira, ao contrário da pista ou da corrida em estrada, normalmente não aumenta o risco de fascite plantar, a menos que você use consistentemente a mesma inclinação. A Associação Médica Podiátrica da Califórnia recomenda que você ajuste a inclinação da esteira durante os treinos. Embora a corrida, em geral, coloque repetidamente o estresse nos calcanhares e nos pés, você pode reduzir o risco de dor no calcanhar e fasceíte plantar usando sapatos apropriados e alongando a parte inferior das pernas antes de se exercitar. conecta o calcanhar à frente do pé e suporta seu arco. A Mayo Clinic diz que uma fáscia plantar inflamada é uma condição chamada fascite plantar. Os sintomas incluem dor no calcanhar, mais notavelmente quando você se levanta pela manhã ou depois de um longo período longe dos pés. A dor da fascite plantar é mais propensa a causar problemas após o exercício do que durante a mesma, de acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos.
MedlinePlus identifica corridas de longa distância, corridas e corrida em fontes irregulares como fatores no risco de fascite plantar. Se você corre em uma pista, trilha ou esteira, o estresse repetitivo no calcanhar e na fáscia plantar pode causar inflamação. Outras causas possíveis incluem calçado inadequado, ganho de peso repentino ou um tendão de Aquiles apertado. As mulheres gostam mais de ter fascite plantar do que os homens, e os indivíduos com mais de 60 anos correm maior risco de contrair a doença, segundo a Clínica Mayo.
Prevenção /Solução
Se você correr em uma esteira, você pode diminuir o risco de fascite plantar, investindo em um tênis de corrida adequado para a sua marcha, arco e pronação. A Academia Americana de Medicina Esportiva Podiátrica recomenda que você use meias com mistura de algodão com poliuretano para correr e que você as use para encaixar seus sapatos para garantir que você obtenha o tamanho certo. Você também deve alongar os músculos da perna antes de correr na esteira e seguir o seu desaquecimento com outro alongamento de 10 minutos.
Siga os conselhos do seu médico sobre as limitações do exercício durante o tratamento da plantar fascite. É mais provável que você volte à sua rotina de corrida se você descansar durante o processo de cura. A fascite plantar pode ser tratada com medicamentos anti-inflamatórios e exercícios de alongamento do calcanhar, de acordo com o MedlinePlus. Congelar o calcanhar por 10 a 15 minutos duas vezes ao dia pode proporcionar alívio da dor associada. Vestindo um calcanhar ou inserção ortopédica pode ajudar, como pode usar uma tala durante a noite.
Expert Insight -
A qualidade da sua esteira afeta a saúde do seu pé. O Conselho Americano de Exercício recomenda que você examine as especificações do cinto e do convés antes de comprar uma esteira. Um bom convés irá flexionar e absorver o choque, fornecendo proteção importante para as pernas e os pés. Procure uma esteira com uma plataforma de baixo impacto, um cinto de duas camadas ou mais grosso e pelo menos uma placa de 1 polegada de espessura.