De acordo com o site MayoClinic.com, o edema é "inchaço causado pelo excesso de líquido aprisionado nos tecidos do corpo". Esse tipo de inchaço pode ser causado por ficar sentado em uma posição por muito tempo, com alto teor de sal em sua dieta. gravidez ou como um efeito colateral de medicamentos ou cirurgia. Embora mudanças na dieta e uso de medicação diurética possam reduzir o edema nas pernas, vários exercícios também podem diminuir a retenção de líquidos. Consulte o seu médico se você tiver alguma preocupação com o inchaço nas pernas e ver quais exercícios são melhores para você.
Existem muitos tipos diferentes de exercícios em que você pode se envolver para reduzir o edema em suas pernas dependendo do seu nível de condicionamento físico e da quantidade de dor que você está sentindo. Exercícios básicos incluem chutes nas pernas, bombeando os pés como se você estivesse pedalando de bicicleta e em pé. Se você é fisicamente mais ativo, usar pesos leves e ter uma rotina regular de caminhada pode ajudar a dispersar o fluido preso em suas pernas.
Alguns exercícios de edema nas pernas exigem que você se deite de costas e descanse. pés em uma pilha de travesseiros para mantê-los elevados durante toda a rotina. Os travesseiros devem ser colocados sob os tornozelos e não sob os joelhos. Você então levanta uma ou ambas as pernas e realiza os exercícios recomendados pelo seu médico. Manter a perna elevada durante todo o exercício é uma forma de mover o fluido das pernas de volta ao coração. Você pode executar alguns dos exercícios enquanto está sentado em uma cadeira também.
Segundo o Centro Médico da Universidade do Estado de Ohio, você deve se envolver em algum tipo de exercício leve a cada hora para aliviar sua perna. "Realize a quantidade de exercício com que você se sente confortável e faça isso regularmente. Além disso, eleve os pés três ou quatro vezes por dia durante pelo menos 30 minutos por sessão.
Considerações
O exercício sozinho pode não ser suficiente para tratar o edema da perna. Acople sua rotina regular de exercícios com 15 a 20 minutos de massagem por perna. A pessoa que massageia suas pernas deve sempre empurrar o fluido em direção ao seu coração. Você também pode usar meias de compressão ou usar compressas de gelo para reduzir o inchaço. Reduzir o sal em sua dieta também pode ajudar a reduzir a retenção de água do seu corpo.
Expert Insight
O edema de perna é comum em idosos, e um estudo realizado na Cleveland Clinic Florida em Fort Lauderdale entre 1990 e 1992, 245 pacientes foram solicitados a participar de três sessões de 20 minutos de exercícios de pernas levantadas por dia para reduzir o edema. Cinqüenta e sete pacientes não se envolveram na rotina de exercícios regularmente, criando assim uma chance para os pesquisadores compararem pacientes em exercício com pacientes não-exercitados. Os pesquisadores descobriram que, após um período de quatro semanas, tanto o grupo exercitado quanto o não-exercitado apresentaram uma redução no edema. Esses dados podem sugerir que o exercício pode não ser mais benéfico do que outros tratamentos para o edema da perna. Experimente para ver o que funciona melhor para você.